15 de Março-Dia Mundial dos Direitos do Consumidor

O Pólo Norte derrete, o nível do mar sobe e há perdas nas colheitas. Se nada mudar, as alterações climáticas continuarão a ser uma grande ameaça nas nossas vidas. Está na hora de agirmos de forma global e coordenada.

O consumo sustentável é o tema central das comemorações do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor. A ADECO irá abordar este tema ao longo do mês de Março, através de vários eventos como: palestras, workshops, debates, atividades para crianças, feira, atelier, programas de televisão e rádio, exposições, etc. O objetivo é estimular mudanças de comportamento na vida dos consumidores, bem como no funcionamento das empresas para um consumo mais sustentável.

O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor foi instituído no dia 15 de Março em homenagem ao discurso do Presidente Norte-americano John Kennedy perante o Congresso, em 1962. Ele foi o primeiro líder mundial a discursar publicamente sobre os direitos dos consumidores. Este evento anual é sempre organizado pela Consumers International para que todos tomem consciência dos seus direitos como consumidores.

A Consumers International, anteriormente conhecida como Organização Internacional dos Sindicatos dos Consumidores (IOCU), foi fundada em 1960 por um grupo de cinco organizações de consumidores dos EUA, da Europa Ocidental e da Austrália. A organização foi originalmente estabelecida para a troca de informações entre organizações que testavam produtos de consumo em todo o mundo.

Hoje, a Consumer International reúne organizações de consumidores em todo o mundo. A organização coopera com mais de 200 organizações membros em mais de 100 países. A organização luta por um mundo onde todos tenham acesso a produtos e serviços seguros e sustentáveis, a fim de fortalecer e defender os direitos dos consumidores. O movimento de consumidores celebrou pela primeira vez o 15 de Março em 1983 e agora usa este dia todos os anos para desenvolver campanhas e exigir medidas em questões chave.

Fique de olho no nosso site e nas redes sociais e certamente nos veremos em um dos nossos eventos neste mês de Março.

Cada pequena mudança pode criar um grande impacto!