Quem somos

ADECO – Associação para Defesa do Consumidor, adiante designada por “ADECO”, é uma associação particular de intervenção cívica e de solidariedade social na defesa dos consumidores, que promove a cidadania, o desenvolvimento sustentado e a preservação do ambiente.

É uma instituição sem fins lucrativos e não prossegue fins políticos ou religiosos, de interesse genérico, isto é, cobre todas as áreas de consumo e é âmbito nacional.

Fundada em 1998, por um grupo de voluntário que sentiram a necessidade de existência de uma associação que defendesse e protegesse os direitos dos consumidores.

Com sede na cidade do Mindelo, na ilha de São Vicente e delegações nas ilhas do Sal e de Santiago, a ADECO conta com 2.670 cidadãos inscritos como sócios. Os sócios residem em diversas ilhas do país e na diáspora.

A quota mínima é de 100$00 escudos cabo-verdianos (equivalente a 0,91 Euros), sendo que a maior parte dos sócios pagam esse montante.

O financiamento das atividades da ADECO é feito com as quotas dos seus associados, o subsídio anual do Governo e o subsídio da Câmara Municipal do Sal.

A ADECO pontualmente conta com doações de alguns associados, e subvenções através de projetos dos seguintes financiadores: União Europeia que tem sido o principal financiador do reforço, da capacitação institucional e das atividades da ADECO; Consumers International através dos fundos da Green Action Fund (GAF), da Swedish Society for Nature Conservation (SSNC), da Anne Fransen Fund (AFF) e da Consumentenbond; Governo de Cabo Verde; Nações Unidas através da Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (UNDP) e do Escritório do Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH); etc.

O que fazemos?

Informamos  

Através das nossas redes sociais, do portal do consumidor, de artigos escritos publicamos notícias, chamamos atenção, alertamos e prevenimos os consumidores sobre problemas de consumo.

Orientamos

Orientamos os consumidores sobre os seus direitos e deveres previstos na Lei de Defesa e Proteção do Consumidor. O associado pode tirar suas dúvidas de consumo por carta, telefone, e-mail, presencialmente, pelo site ou ainda pelas nossas redes sociais.

Formamos

Promovemos formações, palestras, workshops, conferências, debates com a participação de especialistas nacionais e internacionais de várias áreas, promovemos campanhas de sensibilização e educação em parceria com órgãos públicos e entidades civis.

Recebemos e encaminhamos queixas e reclamações

Dispomos de uma equipa que recebe reclamações dos nossos associados através de e-mail, telefone ou presencialmente e ajuda a encaminhar a reclamação diretamente para a empresa reclamada. A empresa tem 15 dias para dar uma resposta ao reclamante. A vantagem de reclamar é que a credibilidade do nome da ADECO vai dar força à reclamação e maior visibilidade aumentando a pressão para resolução do problema.

Prestamos apoio técnico e jurídico

Para esse serviço contamos com juristas especialistas em defesa do consumidor que orientam os nossos associados sobre os seus direitos e intervêm junto às empresas na procura da melhor solução para o conflito de consumo.

Disponibilizamos documentação na área de consumo

Nesse quesito os associados dispões de conteúdos exclusivos que estão à sua disposição na sede.

Deferimos pareceres

Sempre que necessário damos o nosso parecer sobre legislação na área dos direitos dos consumidores.

Colaboramos em consultas públicas  

Quando nos é solicitado participámos em consultas públicas que tratam de questões importantes para o consumidor.

Representamos os consumidores

Fazemos parte de vários comitês, comissões e conselhos consultivos para representar os interesses dos consumidores, exigindo dos órgãos públicos reguladores ou fiscalizadores uma atuação mais efetiva. Movemos processos em benefício dos nossos sócios, mas também promovemos ações cíveis públicas de interesse coletivo.

Produzimos programas radiofónicos e televisivos

Dispomos de um mini estúdio de produção de programas de televisão e rádio. Os programas produzidos são transmitidos semanalmente na Televisão de Cabo Verde (TCV) e em 13 emissoras de rádio de âmbito nacional e local.

Geramos conteúdos para redes sociais  

Estamos presente em diversas redes sociais como o Facebook, o Twitter, e o Youtube. Esses canais permitem uma maior conexão e partilha com os consumidores e ainda é uma forma de manter um relacionamento direto com a sociedade cabo-verdiana e a diáspora. Produzimos vídeos, podcast, artigos escritos, comunicados entre outros. 

Editamos material informativo

Concebemos e editamos o “Manual do Consumidor” que reúne informações básicas e elementares sobre os direitos e deveres dos consumidores de forma simples e clara, dando-lhe as respostas que precisa em tempo útil. Uma ferramenta de muita utilidade no dia-a-dia do consumidor. Além dessa publicação concebemos cartazes para exposições, editamos desdobráveis, panfletos, com informações sobre os direitos e deveres dos consumidores, entre outros.

Produzimos Newsletter

Os sócios recebem mensalmente, via e-mail o Inform@tivo da ADECO. A newsletter dispõe de colunas com as principais notícias da associação, respostas às dúvidas dos consumidores e esclarecimentos sobre questões jurídicas, entre outros temas.

Escrevemos artigos

Mensalmente escrevemos um artigo na coluna “A Vez do Consumidor: Vozes e Ecos”, no Jornal Terra Nova. No artigo aborda-se temas atuais e de interesse para o consumidor e publica-se as principais notícias da associação.