Alimentos fora de prazo e os seus impactos
Em Cabo Verde, apenas podem ser colocados no mercado géneros alimentícios seguros. São considerados seguros, os géneros alimentícios não prejudiciais para a saúde, aqueles próprios para consumo humano e que estejam em conformidade com as disposições da legislação nacional que regem os requisitos de segurança dos géneros alimentícios (Decreto-Legislativo nº 03/2009, de 15 de junho).
Alimentos inseguros impactam a saúde, mas também influenciam o crescimento socioeconómico afetando o agronegócio, o comércio, o turismo, por conseguinte, o desenvolvimento sustentável. Devemos, portanto respeitar o prazo de validade dos produtos:
Os consumidores: observando antes da compra o prazo de validade do produto, preferindo sempre os mais frescos.
Os comerciantes prestando atenção ao seu estoque de forma a retirar da prateleira os produtos fora de validade e ainda evitando promoções de produtos que estejam próximos deste prazo ou até mesmo no dia.
O prazo de validade corresponde ao período dado pelo fabricante em que o alimento, sob as condições ideais de armazenamento, é viável para o consumo, ou seja, não apresenta alterações nutricionais e nem favorece o desenvolvimento de microrganismos, não havendo risco de doenças.
Apesar de alguns alimentos serem considerados seguros para o consumo mesmo quando fora da validade, como temperos, macarrão e arroz, por exemplo, mesmo que não apresentem alterações na sua textura, cheiro, cor ou sabor, podem ser perigosos para a saúde. Isto porque alguns microrganismos presentes nos alimentos podem se proliferar sem causar qualquer alteração perceptível e interferir na qualidade do alimento, colocando a saúde da pessoa em risco. Por isso, o consumo de alimentos fora do prazo de validade é considerado um problema de saúde pública, pois muitas vezes a ingestão da comida é condicionada a características visuais e/ ou percetivas, resultando em doenças.
Para que o alimento seja considerado seguro para o consumo, incluindo o que está dentro da validade, é importante que seja armazenado da forma correta de acordo com a recomendação do fabricante, que normalmente vem descrita no rótulo. A falta de armazenamento adequado favorece o desenvolvimento de microrganismos que podem causar doenças.
Alimentos refrigerados como carnes, iogurtes, leites, natas, leite condensado e requeijão, são exemplos de produtos que não devem ser consumidos após o vencimento e as suas características devem ser avaliadas mesmo quando dentro do prazo. Comer um alimento fora do prazo de validade pode ocasionar intoxicações e infecções causadas por bactérias como a Escherichia coli e Salmonella spp. Elas causam dores abdominais, vômitos, calafrios, febre, diarreias e podem até levar à morte. Portanto, tenham muito cuidado e vamos juntos vencer esse grave problema de saúde pública.
O consumidor pode sempre denunciar as entidades competentes quando verificar casos de irregularidade como a venda de produtos fora de prazo.