O que realmente está no nosso prato?
Já parou para pensar de onde vem a sua comida e como ela afeta a sua saúde e o planeta?
Os tipos de alimentos que consumimos:
Os alimentos In natura são aqueles que vêm diretamente da natureza e não sofrem alterações após serem retirados de plantas ou animais, como frutas, verduras, ovos e leite. Preservam as suas características originais e são a base de uma alimentação saudável.
Processados – são alimentos in natura que tiveram a adição de sal, açúcar ou gordura para prolongar a sua vida útil e realçar o seu sabor. São versões dos alimentos originais, mas com a presença de conservantes. Como exemplos temos os pães, queijos, frutas em calda, atum enlatado, frutas cristalizadas e carnes salgadas.
Ultraprocessados – são formulações industriais, elaboradas a partir de substâncias extraídas de alimentos (como óleos e açúcares), têm ingredientes obtidos por reações químicas (amido modificado) e substâncias sintetizadas em laboratório (corantes e aromatizantes). Eles contêm uma grande quantidade de ingredientes desconhecidos e aditivos, e são pobres em nutrientes.
Exemplos: Refrigerantes, bolachas recheadas, salgadinhos de pacote, gelados, embutidos e refeições congeladas prontas. O grande problema é que o consumo excessivo desse tipo de produtos está diretamente ligado a doenças como obesidade, diabetes e problemas cardíacos.
A dica é: prefira sempre alimentos in natura ou minimamente processados. A sua saúde agradece!
Projeto “Sabores Locais, Escolhas Sustentáveis”
