15 de Maio, Dia Internacional da Família

 

 

Celebra-se hoje o Dia Internacional da Família sob o lema “Família em Desenvolvimento”. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1993 para reafirmar a importância do núcleo familiar na formação dos indivíduos.

Segundo a ONU “a celebração deste ano acontece durante uma das mais desafiadoras crises sociais e de saúde a nível mundial, a pandemia de 2020, COVID-19, realça a importância de investir em políticas sociais que protegem os indivíduos e famílias mais vulneráveis. São as famílias que suportam o peso da crise, protegendo seus membros de danos, cuidando de crianças que estão fora da escola e, ao mesmo tempo, continuam suas responsabilidades no trabalho”.

A ADECO enquanto associação que promove a defesa e proteção dos consumidores, a solidariedade social e a cidadania ativa, zela pela dignidade, pelos direitos e pelo bem estar das famílias cabo-verdianas, pois o consumo é uma parte fundamental no seio das famílias. Conhecer os seus Direitos e Deveres enquanto consumidores é uma forma de cuidar da sua família por isso a ADECO aconselha que se mantenha informado.

No que se refere ao bem estar financeiro das famílias, assinalar a data é uma oportunidade para repensar a forma como se gere os rendimentos familiares e a importância da educação financeira no contexto familiar.

A crise causada pela COVID-19 tem consequências sociais, económicas e na saúde e expôs a necessidade e importância da educação financeira e de poupar para situações de emergência. Durante este período de crise muitas famílias se viram ameaçadas com possíveis despedimentos e perda de rendimentos. É fundamental que todos os elementos da família saibam a importância da poupança, de gerir da melhor forma o dinheiro e compreender o valor do dinheiro. Também é importante que todos percebam que os sacrifícios de hoje possibilitarão a realização de objetivos pessoais e familiares futuros e o enfrentamento de situações emergenciais de uma forma menos traumática.

Pensando nisso, a ADECO recomenda as famílias a usar uma ferramenta que auxilia no controlo das receitas e despesas, minimizando assim os efeitos da crise. O orçamento mensal familiar é uma ferramenta muito útil pois ajuda a controlar melhor os gastos, a organizar melhor as finanças e a consumir de forma mais responsável.
O documento de Excel pode ser baixado aqui no nosso site, na página inicial Homepage