2021, ano internacional das frutas e vegetais.
A FAO em colaboração com outras organizações lançou o ano 2021 como, ano internacional das frutas e vegetais, num evento virtual, realizado em dezembro de 2020.
O objetivo é aumentar a conscientização sobre o importante papel das frutas e vegetais na nutrição, segurança alimentar, saúde humana e do planeta. Além disso, visa reduzir a perda e o desperdício de alimentos, bem como promover a sustentabilidade e a segurança da cadeia de valor de frutas e vegetais.
Esta iniciativa, em particular neste momento de pandemia, também despertou para repensar e encontrar outras formas de combater a fome e a desnutrição, com destaque para o papel das tecnologias na melhoria da nutrição e oportunidades de mercado, assim como para promoção de dietas saudáveis.
As frutas e os vegetais possuem diversos benefícios para a saúde e são essenciais para combater a desnutrição e obesidade. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo regular de frutas, legumes e verduras (FLV) é um importante fator de proteção e de prevenção das doenças crónicas não transmissíveis (DCNT) e também esta associado ao menor risco de mortalidade por doença cardiovascular e neoplasias. A recomendação adequada é de 400g/dia, que equivale a cinco porções, de 80g cada, de frutas, legumes e/ou verduras.
Adopte no seu dia-a-dia, hábitos saudáveis e inclua as frutas e vegetais na alimentação.
Fontes consultadas
Souza BB, Cembranel F, Hallal ALC, d’Orsi E. Consumo de frutas, legumes e verduras e associação com hábitos de vida e estado nutricional: um estudo prospectivo em uma coorte de idosos. Cienc Saude Colet. 2019; 24(4):1463-72.
http://www.fao.org/webcast/home/en/item/5444/icode/
Gizelle Mota