A ADECO recebe visita da ERIS (Entidade Reguladora Independente da Saúde) na sua sede

A Associação para Defesa do Consumidor – ADECO reuniu-se com a Entidade Reguladora Independente da Saúde – ERIS, que esteve em São Vicente em missão para encontros e DIÁLOGOS REGULATÓRIOS sob o tema: “A regulação Farmacêutica e o Reforço das Sinergias com Entidades Parceiras e Entidades Reguladas”.

O encontro ocorreu na sede da ADECO no dia 25 de outubro, teve como objetivos: estabelecer mecanismos de comunicação e colaboração eficientes, no âmbito da supervisão do mercado farmacêutico; e obter contribuições para a melhoria do setor farmacêutico, bem como para a atuação da ERIS.

A ERIS foi representada pela Administradora Executiva, (e Responsável do Pelouro de Regulação Farmacêutica), Dra. Íris Vasconcelos Matos e pela Diretora da Direção da Regulação Farmacêutica, Ester Oliveira. E a ADECO participou a Presidente da Direção, Eva Marques (por vídeo chamada), o Vice-Presidente Éder Brito, o Representante da ADECO no Concelho Municipal de Saúde, Domingos Lopes, acompanhados do pessoal administrativo da associação.

Durante o diálogo os representantes da ADECO tiveram a oportunidade de expor alguns problemas observados no setor farmacêutico como o mercado informal de cosméticos, a venda ilegal de medicamentos, rotulagem, a rotura de medicamentos, descarte de medicamentos, e o nível de qualidade do serviço prestado.

A equipa da ERIS desmitificou pontos como a rotura de medicamentos, aclarando que a obrigatoriedade rotulagem em português e o transporte dificultam o abastecimento, mais que maiormente o que existe é falha no circuito de abastecimento e não rotura. Indicou também que o trabalho de vigilância esta a ser feito (de forma sigilosa como deve ser), e que as denúncias são bem-vindas.

Adiantaram ainda vários dos projetos e medidas que a ERIS implementará em 2023 para o reforço da regulação e melhoria da prestação do serviço no setor farmacêutico.