ADECO celebra Green Action Week – Inauguração do biodigestor na comunidade de Ribeira de Calhau – SV

A ADECO celebrou mais uma vez em Cabo Verde a #GreenActionWeek (Semana de Ação Verde)! Este ano, no âmbito do projeto “á á” foi inaugurado um biodigestor na Unidade de Transformação Agro- Alimentar de Ribeira do Calhau (UTAGA), para beneficiar um grupo de mulheres que promovem produtos locais, com uma alternativa económica de energia limpa, renovável e sustentável o biogás.
A inauguração decorreu no dia 7 de outubro e contou com a participação da comunidade. O Eng.º Marco Cruz, fez uma visita guiada ao biodigestor para conhecerem o processo e os benefícios do sistema, tais como o reaproveitamento de dejetos de animais para produção de biogás para cozinhar e biofertilizantes para a agricultura. Degustaram ainda de um almoço convívio, que permitiu trocar ideias e partilhar experiências.
O projeto conseguiu atingir o seu objetivo, criar uma comunidade que compartilha. Para o bom funcionamento do biodigestor, os criadores de animais, que são também agricultores, partilham os dejetos dos seus animais com as mulheres da UTAGA e em troca elas partilham o biofertilizante, para a melhoria da agricultura local. No final todos ganham, a comunidade e o meio ambiente!