No Dia Mundial do Ambiente ADECO e ONGs entregam às autoridades Carta Aberta

A ADECO, Associação para Defesa Do Consumidor e outras 3 ONGs Ambientais entregaram nesta segunda-feira (5) de junho, Dia Mundial do Ambiente, uma Carta Aberta intitulada “Tornar o consumo sustentável uma escolha fácil e económica para os consumidores cabo-verdianos”, ao Primeiro Ministro e ao Ministro da Agricultura e do Ambiente.

No dia mais conhecido no âmbito da ação ambiental, celebrado este ano sob o lema “soluções para a poluição plástica”, as organizações solicitam ao Governo criar políticas/diretrizes para que as opções insustentáveis não sejam escolhas mais viáveis, disponibilizando alternativas mais sustentáveis, acessíveis e económicas e garantindo que os consumidores tenham as informações de que precisam para fazer escolhas informadas.

Na carta, as entidades apresentam soluções diversas para a poluição plástica, como por exemplo:

• Melhorar os meios de controlo e fiscalização das normas ambientais, punindo os eventuais prevaricadores;
  • Criar infraestruturas necessárias para a reciclagem;
  • Massificar o uso de produtos reutilizáveis,
  • Pontos de venda de produtos a granel disponibilizarem alternativas reutilizáveis;
  • Garrafas que possuam cápsulas ou tampas, só podem ser colocados no mercado se as cápsulas e tampas permanecerem fixadas aos recipientes
  • Promover ações de sensibilização junto dos produtores, distribuidores, fornecedores, vendedores, prestadores de serviços de restauração para que privilegiem o uso de produtos reutilizáveis em detrimento de descartáveis;
  • Implementar a educação ambiental no currículo escolar;
  • Implementar campanhas de comunicação e sensibilização que promovam a consciência cívica da população.

Esta iniciativa faz parte do projeto “Consumidor Sustentável K T’usá Bolsa de Plast”, financiado pela Embaixada de França em Cabo Verde, através do Programa PISCCA e pretende alertar para a problemática do plástico em Cabo Verde. O projeto pretende sensibilizar os consumidores para reduzir o consumo de bolsas de plástico descartável e incentivar o uso de bolsas reutilizáveis, com vista a proteger o ambiente de resíduos plásticos.

A ADECO e as outras ONGs signatárias da carta, a Associação Ecológica do Lixo ao Luxo, a Biosfera 1 – Associação para Defesa do Meio Ambiente e a Associação para a Defesa do Ambiente e Desenvolvimento, ADAD, consideram que, os consumidores têm de agir para combater a poluição plástica, mas eles não podem fazer isso de forma independente. É necessário que o Governo, bem como o sector privado, contribuam e assumam responsabilidades para redução da poluição por plástico.

Enquanto não se aplica a Lei 22/X/2023, as organizações instam aos consumidores a terem uma atitude mais consciente, reduzindo o uso de itens de plástico descartável, escolhendo opções mais sustentáveis e incentivando as empresas a terem responsabilidade socioambiental.

A sociedade, de modo geral, pode contribuir levando este debate na mídia tradicional e até por meio de manifestação via redes sociais, para que o consumo sustentável seja uma alternativa fácil e económica para os consumidores, visando a proteção do meio ambiente.

Veja aqui a Carta Aberta “Tornar o consumo sustentável uma escolha fácil e económica para os consumidores cabo-verdianos”