Lançamento do Projeto de integração da nutrição nas leis e regulamentos comerciais nacionais e regionais dos PEID.

 

 

Este atelier decorreu entre os dias 19 e 20 de Agosto de 2019, em São Tomé e contou com a participação da Associação para defesa dos consumidores (ADECO). O atelier foi promovido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).

O encontro decorreu na sequência da aprovação, a nível regional, do projeto de cooperação técnica, designado “Integração da nutrição nas leis e regulamentos comerciais nacionais e regionais dos PEID (Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento), e promoção de cadeias de valor de alimentos locais para o comércio entre estes países”.

O projeto, que pretende alinhar as políticas nacionais do comércio às políticas de nutrição para reduzir a importação e distribuição de géneros alimentícios não saudáveis e melhorar o comércio de alimentos nutritivos, engloba os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento do Oceano Atlântico (Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe) e do Oceano Índico (Comores, Madagáscar, Maurícias e Seychelles).

A representação da ADECO, ficou a cargo de Hermem Freire. É ainda de referir que a delegação de Cabo Verde para esta atividade foi composta pelos representantes da ERIS, do Ministério da Saúde e da Segurança Social (MSSS), do Secretariado Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SNSAN/MAA), bem como da FAO.