Lançamento do Ranking das Empresas mais Reclamadas na ADECO em 2022

 

Empresa do ramo de energia e água, estatal, transportes marítimos e aéreos e serviços bancários, lideram o ranking de reclamações de consumidores.

No Relatório de Atividades e Contas da ADECO elaborado anualmente, faz-se o balanço das empresas mais reclamadas e pelo terceiro ano consecutivo o setor de energia e água lidera o ranking, entre os assuntos com maior número de atendimentos realizados em 2022.

No ranking elaborado a partir de registos feitos por telefone, mensagens por e-mail, Facebook e presencialmente, as empresas mais reclamadas pelos associados da ADECO, são a Electra, S.A, a Câmara Municipal de São Vicente, a CV Interilhas, o Banco Comercial do Atlântico, BCA, a BestFly Cabo Verde e Transportes Aéreos de Cabo Verde, TACV. No total a ADECO contabilizou 72 reclamações formais no ano transato.

Com 17% dos atendimentos realizados, a Electra voltou a assumir em 2022 a primeira posição do ranking. Entre as reclamações mais recorrentes estiveram: cobranças indevidas e excessivas de água e eletricidade, problemas de ligação e corte de energia
elétrica.

Na segunda posição figura a Câmara Municipal de São Vicente e a CV Interilhas, com 8% das reclamações. As principais reclamações contra a autarquia foram: construção ilegal, violação de direito de vista, falta de calcetamento de ruas, má qualidade de prestação de serviço, queima de lixo de forma inadequada, venda ilegal de terreno e falta de fiscalização. No caso da empresa de transporte marítimo, os principais motivos de reclamações foram a falta de informação, extravio de bagagem, prestação de serviço de má qualidade e mudança de horário de embarque sem aviso.

O sector financeiro também ganhou destaque em 2022, com 4% das reclamações o BCA assumiu o terceiro lugar no ranking. Os principais problemas que motivaram reclamações foram: fila, demora no atendimento, serviços bancários defeituosos, informação insuficiente e pouco clara sobre empréstimos bancários, entre outros procedimentos.

Apesar do sector de transporte aéreo ocupar também a terceira posição do ranking, com 4% das reclamações, ainda é um assunto que aflige os consumidores. Para a BeastFly CV e a TACV os principais problemas apresentados pelos consumidores foram: cancelamento de voos, não reembolso de bilhetes de passagem e falta de informações.

Águas de Santiago-Ads, Delegacia de Saúde de São Vicente, Hospital Batista de Sousa, e a empresa Maridão Aluga-se, ficaram no quarto lugar da ranking, com 3% das queixas apresentadas no ano passado. Os consumidores reclamaram de faturação exagerada de água, falta de informação nos serviços de saúde, cobrança exagerada de tratamento hospitalar, e incumprimento de contrato de prestação serviço.

Os estabelecimentos comerciais também se destacaram no ranking, ocupando o 5o lugar, com 1%, as principais reclamações deste segmento continuam sendo o defeito de fabrico e o não respeito pelo prazo de garantia.

Lista das entidades mais reclamadas em 2022

Empresas que mais solucionam reclamações

Apesar da Electra estar no 1º lugar do ranking, ela é a empresa que mais soluciona as reclamações encaminhadas pela ADECO. Das 12 queixas registadas, 100% foram esclarecidas e 67% foram a favor do consumidor. Quem também ocupa a topo da lista, é a TACV e a BestFly Cabo Verde que também responderam 100% dos 3 casos contra elas. O BCA também recebeu 3 reclamações e esclareceu 100% delas, 33% a favor do reclamante. Das 6 queixas formalizadas contra a CV Interilhas, 1 não respondeu e 5 foram solucionadas.
A relação das que menos resolveram as questões é encabeçada pela Câmara Municipal de São Vicente, que não apresentou solução para 5 das 6 reclamações apresentadas contra a autarquia.

Ineficiência das agências reguladoras
No balanço anual que a ADECO realiza, as empresas mais reclamadas são praticamente as mesmas há vários anos, mudando apenas as posições. Todos os setores do ranking são regulados e possuem um órgão responsável – as agências reguladoras deveriam regulamentar, controlar e fiscalizar a execução desses serviços, e não estão a cumprir as suas devidas funções, para tornar mais justa e equilibrada as relações de consumo.
Demonstra uma clara inoperância, numa próxima oportunidade vamos divulgar as entidades reguladoras que não cumprem as suas obrigações.

Importância da divulgação do Ranking

A ADECO presta este serviço a todos os consumidores para auxiliar na hora da escolha de uma determinada empresa e para que possam avaliar os riscos ao contratar os seus serviços ou a adquirir os seus produtos, ajudando o consumidor a prevenir e a evitar conflitos e transtornos. Ao verificar se a empresa possui reclamações registadas na associação, por meio das informações divulgadas, identificará qual a melhor decisão a tomar. Por outo lado, para que as empresas tenham a oportunidade de detetar os problemas mais comuns, e rever a qualidade dos seus produtos e serviços, do
atendimento prestado, e melhorar a sua credibilidade perante o consumidor. A divulgação atende à determinação da lei do consumidor, ao direito à informação e objetiva, oferecer aos consumidores cada vez mais informações sobre as empresas que atuam no mercado para uma relação de consumo mais justa e equilibrada.

Como reclamar

Reclamar e denunciar as empresas por práticas abusivas e cobrar delas ações responsáveis é uma das formas mais efetivas de mudar esse cenário de desrespeito pelos direitos do consumidor. Um primeiro passo, é entrar em contato diretamente com a empresa reclamada, para tentar resolver o problema. Muitas vezes o atendimento nas empresas não resolve o conflito, resta então, recorrer aos órgãos de defesa do
consumidor e denunciar a empresa nos canais próprios:

ADECO: Só aceita reclamações dos seus associados e associadas, com quota em dia. Para formalizar a reclamação tenha à mão os dados necessários ao encaminhamento do problema, como identificação, endereço, contatos da empresa, recibo do pagamento e detalhes do produto ou serviço reclamado. Pode formalizar a sua reclamação, presencialmente na sede e delegações, pelos telefones (Sede:2327033 – Praia:9713874 – Sal:9553302), por mensagem via e-mail: informacaoadeco@gmail.com, ou Facebook. Denúncias podem ser feitas por qualquer consumidor.

LIVRO DE RECLAMAÇÃO: O Livro de Reclamação é um serviço público para solução de conflitos de consumo. Todos os prestadores de serviço são obrigados a possuir o Livro de Reclamação e a facultar imediatamente e gratuitamente ao consumidor sempre que for solicitado. Quando o Livro não for imediatamente facultado ao utente, este pode requerer a presença da autoridade policial, a fim de remover essa recusa, ou de que essa autoridade tome nota da ocorrência e, a faça chegar à entidade competente para fiscalizar o sector em causa. A empresa terá até 10 dias para analisar e responder a reclamação. A ADECO está a elaborar uma campanha de digitalização, modernização e efetiva implementação do Livro de Reclamação, que será anunciado em breve.

IGAE: A Inspeção Geral das Atividades Económicas (IGAE) é um dos canais para apresentar denúncias e reclamações. É o órgão responsável por fiscalizar infrações anti- económicas e contra a saúde pública. É possível registrar a sua reclamação pelo site da IGAE clicando em “Denuncias/Queixas”, na parte superior da página e por telefone através da Linha Verde: 8002008.