Como escolher os alimentos: frutas, legumes, verduras e produtos embalados

 

Como escolher os alimentos: frutas, legumes, verduras e produtos embalados

 

Como sabe-se as hortaliças e as frutas são fundamentais para uma alimentação saudável, são ricos em vitaminas, minerais, fitoquímicos (tem ação antioxidante, ajudam na prevenção de alguns tipos de câncer) e fibras, favorecem o bom funcionamento do intestino, no controlo da glicemia e redução dos níveis do colesterol, auxiliando na prevenção de doenças cardiovasculares e diabetes. Alguns aspectos são indispensáveis para poder escolher e aproveitar da melhor forma os benefícios desses alimentos, como priorizar os alimentos da safra. Pois, é fundamental reforçar que as hortaliças e frutas da época têm mais nutrientes, custo mais baixo e utilizam menos agrotóxicos na sua produção.

Na hora da compra tenha em atenção as suas características (tais como, aparência/cor, textura, aroma), lembrando que as hortaliças e frutas são sensíveis a danos mecânicos o que pode facilitar a penetração de agentes patogênicos e acelerar o processo de deterioração. Além disso, estas também perdem valor nutritivo com maior facilidade e que, portanto, devem ser conservadas e preparadas adequadamente.

Hortaliças e frutas

As hortaliças e frutas próprias para consumo não devem apresentar:

Partes ou casca amolecidas, manchadas, mofadas ou de cor alterada.

Polpa amolecida com mofo.

Folhas, raízes e talos murchos, mofados ou estragados.

Qualquer alteração na cor normal.

Qualquer modificação no cheiro característico.

Consistência alterada, esponjosa.

Perfurações, enrugamento.

Excesso ou falta de umidade característica.

Produtos embalados

Verifique o prazo de validade e outras informações que são importantes, como ingredientes utilizados, composição nutricional, modo de conservação e de preparo.

A embalagem deve estar perfeita. Não pode estar estufada, enferrujada, amassada ou rasgada.

O produto não deve estar com a cor, cheiro ou consistência alteradas.

Observe se o local de armazenamento está em boas condições, se as prateleiras estão limpas, os refrigeradores e freezeres ligados e em temperatura adequada.

O produtor e/ou indústria devem estar identificados no rótulo.