Comunicado de Imprensa Dia Mundial dos Direitos do Consumidor 2020

 

Dia Mundial dos Direitos do Consumidor 2020

“Consumidor Sustentável”

No Dia Mundial dos Direitos do Consumidor (DMDC), celebrado a 15 de Março, a Associação para Defesa do Consumidor, ADECO estará a trabalhar juntamente com organizações de consumidores em todo o mundo e em parceria com a Biosfera Cabo Verde e a Agência Reguladora Multissectorial da Economia, ARME para pedir mudanças globais para redução das alterações ambientais.

O DMDC, coordenado pela Consumers International, a federação de organizações de consumidores em todo o mundo, acontece todos os anos para destacar questões de proteção e capacitação do consumidor, reunindo o movimento global de consumidores para provocar mudanças duradouras para as pessoas em todo o mundo.

Este ano, o dia 15 de Março irá destacar quais as mudanças de estilo de vida que as pessoas podem adotar e o que governos e empresas precisam fazer para tornar a sustentabilidade uma escolha mais fácil para os consumidores. A campanha está focada particularmente nos jovens, como a geração que lidera o ativismo, exigindo mais das empresas e que no futuro tornar-se-ão os líderes mundiais.

Precisamos urgentemente de ações drásticas para lidar com as crises globais de mudanças climáticas e a perda de biodiversidade. A década de 2020 é nossa última oportunidade de travar o aquecimento global a 1,5 c desde os tempos pré-industriais, em conformidade com o Acordo de Paris e reverter a tendência atual de perda de biodiversidade em larga escala. Para fazer isso, precisamos reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE), o desperdício e o uso de recursos de todos os setores.

Uma forma de fazer isso é tornar a nossa produção e o nosso consumo de bens e serviços mais sustentáveis. Para os consumidores, o consumo sustentável significa fazer mais com menos – por exemplo, mudar para produtos com eficiência energética, trocar alimentos com alto teor de carbono por produtos com teor mais baixo de carbono e alugar ou comprar em segunda mão.

A procura por produtos sustentáveis ​​está aumentar – principalmente entre os consumidores mais jovens. Um estudo global constatou que 66% dos consumidores dizem que estão dispostos a pagar mais por marcas sustentáveis, mas barreiras como o preço, a disponibilidade e a falta de informações significam que as compras reais de produtos sustentáveis ​​são muito mais baixas. No entanto, há sinais de que essa lacuna de intenção-ação está a diminuir e estamos a chegar a um ponto de inflexão vital.

Embora os consumidores possam desempenhar um papel importante, eles não podem fazer isso sozinhos. Os governos e as empresas também devem agir para criar cadeias de fornecimento mais sustentáveis, retirando resíduos e ineficiências da produção antes que os produtos cheguem às lojas, criando a infraestrutura necessária para a reciclagem e garantindo que os consumidores tenham as informações necessárias para fazer escolhas informadas.

Os governos e as empresas também precisam mostrar liderança internacional estabelecendo e conduzindo metas para limitar o aquecimento global a 1,5 c, para garantir a neutralidade do carbono e reverter a perda de biodiversidade.

Atividades da ADECO

Enquadrado na referida campanha “Consumidor Sustentável” a ADECO pretende realizar e participar em diversas iniciativas. ADECO desafiou as autoridades e instituiçoes que tem a responsabilidade pela proteção dos consumidores a promoverem atividades para assinalar “Março mês do Consumidor”. ADECO também convidou escolas de todo o país a realizarem atividades em comemoraçao da data, disponibilizando a sua colaboração.

Durante o mês de Março a ADECO realizará palestras sobre diversos temas relacionados com o consumo sustentável, a proteção do meio ambiente, as boas práticas ambientas, os direitos e deveres dos consumidores, o Livro de Reclamações, a Educação Financeira, entre outros. Tem produzido micros-programas televisivos e radiofónicos, publicações nas redes sociais e exposições de cartazes.

ADECO foi convidada pela ARME a participar na Feira “Consumo Sustentável” a ter lugar na cidade da Praia no dia 14 de Março, das 08h às 13h. No dia 20 de Março realizará o Atelier “Consumidor Sustentável’ em parceria com a Biosfera Cabo Verde, a ter lugar no Auditório das Universidade Lusófona de Cabo Verde, das 17h às 20h. Está previsto realizar uma atividade na Ilha do Sal na semana de 25 de Março em parceria com a Câmara Municipal do Sal com o objetivo de sensibilizar e capacitar vendedeiras e funcionários de matadouro sobre a alimentação segura e saudável e segurança e higiene no trabalho e a população sobre o consumo sustentável, palestras e formações na Câmara Municipal do Porto Novo, destinadas aos técnicos e veradores da câmara e líderes comunitários, para além de workshops nas escolas secundárias de várias ilhas.

A ADECO solicitou a colaboração de vários parceiros (Governo, Autarquias Municipais, Entidades Reguladoras, Universidades, Comunicação Social etc.) para que as atividades de informação e sensibilização sobre os direitos e deveres dos consumidores abranjam todas as ilhas.

CITAÇÕES DA ORGANIZAÇÃO DOS MEMBROS

Helena Leurent, Diretora Geral da Consumers International, disse: “Os consumidores em todo o mundo já estão vendo o impacto das mudanças climáticas em seus países, desde incêndios e inundações devastadores a níveis crescentes de lixo marinho plástico. Eles reconhecem a necessidade urgente de mudança; de fato, para os jovens, a mudança climática é sua preocupação mais premente. Eles querem comportar-se com mais sustentabilidade, mas em muitos casos são prejudicados pelos sistemas nos bastidores. A crise ambiental que enfrentamos agora é tão urgente que todos devemos desempenhar nosso papel para resolvê-la – consumidores, governos e empresas. ”

Notas para editores

Sobre a organização membro

  • A Associação para Defesa do Consumidor, ADECO, é uma Associação nacional de intervenção cívica e solidariedade social na defesa dos direitos dos consumidores. Não prossegue fins lucrativos, religiosos ou políticos.
  • Tem como missão a defesa dos direitos e legítimos interesses dos consumidores em geral e em particular dos seus associados e das camadas mais desfavorecidas. Promove a cidadania ativa, o consumo sustentável e a preservação do ambiente.

Sobre a Consumers International

  • A Consumers International é a organização de associação de grupos de consumidores em todo o mundo.
  • Reunimos mais de 200 organizações membros em mais de 100 países para capacitar e defender os direitos dos consumidores em todos os lugares. Somos a voz deles em fóruns internacionais de formulação de políticas e no mercado global para garantir que eles sejam tratados com segurança, justiça e honestidade.
  • O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor é comemorado anualmente em 15 de Março desde 1983. Ocorre no aniversário do discurso do Presidente John F. Kennedy no Congresso dos EUA em 15 de março de 1962, no qual ele abordou formalmente a questão dos direitos do consumidor.

 

Para saber mais sobre o DMDC 2020, o consumo sustentável e as atividades realizadas em cada país, visite a página de Consumidor Sustentável da Consumers International ou siga a hashtag #SustainableConsumer no Twitter e no Facebook.

Para mais informações sobre as atividades realizadas pela ADECO para o DMDC 2020 visite: www.facebook.com/ADECO.CaboVerde, ou envie e-mail: adeco.catelinesilva@gmail.com.