Índice de Consumo Essencial – ICE

 

A Associação para Defesa do Consumidor de Cabo Verde (ADECO) lançou no dia 26 de julho na sua sede em Mindelo, o Índice de Consumo Essencial- ICE, com o propósito de dotar os consumidores e a associação de uma ferramenta que traduza de forma simples o impacto do custo de um agregado de bens e serviços na vida dos consumidores.

O novo Índice de Consumo Essencial que numa fase inicial será aplicado na ilha de São Vicente, é uma iniciativa da ADECO e foi elaborado pelo Ex-Presidente da ADECO , Marco Cruz em colaboração com a Nutricionista Pedrina Rocha. Sendo um dos objetivos determinar o custo total mensal de bens essenciais de sobrevivência para um consumidor adulto saudável.

O lançamento do novo Índice contou com a participação virtual e presencial de representantes de reguladoras, organizações de sociedade civil nacional e internacional, e dirigentes da ADECO. Entre eles a Presidente do Concelho de Direção da ADECO, Eva Marques que dos benefícios do ICE, destacou o fato do índice permitir saber se o salário básico de Cabo Verde dá para adquirir o mínimo para se viver com dignidade.