MARÇO, MÊS DO CONSUMIDOR
Este ano para celebrar Março, Mês do Consumidor, a ADECO propõe pensar sobre um tema que afeta os consumidores a nível mundial e agir localmente, sobre um tema premente para os consumidores cabo-verdianos.
ADECO exige a nível Global
E a nível Local exige
A nível global a 15 de março, Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, a ADECO vai unir-se à Federação Internacional de Associações de Consumidores, a Consumers International e suas 200 organizações membros, ao redor do mundo, para sensibilizar a opinião pública mundial, sobre os direitos do consumidor, exigir que sejam respeitados e protegidos e aumentar a consciencialização sobre um tema urgente que afeta os consumidores a nível mundial.
O movimento do consumidor optou por concentrar a atenção na tecnologia inovadora que conquistou o mundo digital – Inteligência artificial (IA), cujo tema “IA justa e responsável para os consumidores”. A campanha irá focar no uso de chatbots de IA generativa implantados na pesquisa online e nas oportunidades e os riscos para os consumidores.
A nível local para celebrar Março, Mês do Consumidor, a ADECO optou por escolher o tema “Melhor Prestação de Serviços para os Consumidores Cabo-verdianos”. Este ano a ADECO também reconhece que incentivar ações em torno da melhoria da prestação de serviços é urgente, porque há vários anos que a má prestação de serviços é uma das principais causas de reclamações dos seus associados e associadas. E os consumidores dizem chega de produtos defeituosos, de recusa de garantias, de tempo de espera excessivo e de mau atendimento.
Assista o Vídeo e saiba mais sobre a Campanha Março, Mês do Consumidor de 2024