Março, Mês do Consumidor – Atividades de celebração do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor 2025
Com o foco das celebrações voltado para o lema “Uma transição justa para estilos de vida sustentáveis” as delegações da ADECO nas ilhas do Sal, Boa Vista e Santiago, também marcaram o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor com atividades nas escolas e comunidades para sensibilizar a população sobre os seus direitos enquanto consumidores e promover debates em torno do tema da sustentabilidade.
Ação de sensibilização, Direitos do Consumidor, na ilha do Sal
A Delegação da ilha do Sal marcou o início das comemorações do dia 15 de março, com a realização de uma Conversa Aberta com os alunos do 12ºano, da Escola Secundária Olavo Moniz, no dia 12 de março. A palestra decorreu sob o tema “Direitos do Consumidor — O direito a prestação de serviços com qualidade” e foi orientada pela representante da ADECO na Ilha do Sal, Sally Delgado e pela jurista Maria Delgado.
Feira do Consumidor na ilha da Boa Vista
Na ilha Boa Vista, a ADECO em parceria com a Câmara Municipal local, realizaram, no passado dia 13 de março, uma mini feira do consumidor na cidade de Sal Rei. A feira decorreu das 9H00 às 14H00 e teve como objetivo sensibilizar as pessoas a refletirem sobre como as nossas escolhas de consumo impactam a nossa sociedade, o meio ambiente e as futuras gerações. A sensibilização consistiu também na divulgação dos direitos e deveres dos consumidores, e na recolha de preocupações relativos aos problemas de consumo.
A feira contou com a adesão da população local, que mostraram-se descontentes com muitos problemas que os consumidores têm enfrentado na ilha da Boa Vista.
Ação de sensibilização, Direitos do Consumidor, na ilha da Boa Vista
Enquadrado nas comemorações do Dia Mundial dos Direitos do consumidor, 15 de março a ADECO — Associação de Defesa do Consumidor, em parceria com a Escola Mercedes Spencer, realizou uma ação de sensibilização sobre Direitos e Deveres dos Consumidores na comunidade do Rabil.
ADECO passará a atender e orientar os consumidores da localidade, numa parceria com delegação da Câmara Municipal do Rabil.
Ação de sensibilização, na ilha de Santiago
A Delegação da cidade da Praia também não ficou indiferente às comemorações do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor. No dia 15 de março, a ADECO, por meio da sua representante, Hermem Freire, realizou uma palestra no bairro de Achada Mato, que teve como objetivo falar de finanças e sensibilizar os participantes sobre a importância de conhecer e exigir os seus direitos como consumidores, promovendo escolhas de consumo mais justas e seguras.
A palestra foi conduzida pela educadora financeira Oliver Santiago, que iniciou o encontro destacando o significado do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, e explorou em profundidade o tema central deste ano com foco nas finanças.
A abordagem foi dinâmica, com espaço para perguntas e troca de experiências. Muitos dos participantes compartilharam exemplos de desafios enfrentados no dia a dia, como a dificuldade de identificar produtos sustentáveis no mercado local, o que enriqueceu o debate e trouxe uma perspetiva prática ao tema.
#WorldConsumerRightsDay #ADECO #direitosdoconsumidor #ADECO #diadoconsumidor