Março Mês do Consumidor – Visita da PCD da ADECO a ilha de Santiago

 

MÊS DO CONSUMIDOR: PARTICIPAÇÃO NA CONVERSA ABERTA DA ARME

A PCD, Eva Marques, esteve de visita à ilha de Santiago, e no dia 14 de março, participou na Conversa Aberta promovida pela Agência Reguladora Multissectorial da Economia, ARME sobre “Segurança Digital nas Transações Financeiras”, atividade desenvolvida no contexto do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor.

A ADECO participou na sessão de abertura do evento proferindo uma comunicação sobre a importância do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor. E ainda lançou o apelo de que os consumidores estejam sempre no centro da atenção das entidades, todos os dias do ano.

—————————————————————————————————————————————————————————————————————

ADECO PARTICIPA NA CONFERÊNCIA DO BCV

ADECO apresentou o tema “Acesso simplificado aos serviços digitais financeiros: A justa inclusão dos Consumidores”, na conferência promovida pelo Banco de Cabo-Verde, BCV, subordinado ao tema “Serviços financeiros digitais justos e seguros” que decorreu a 15 de março, Dia Mundial dos Direitos do Consumidor.

A apresentação do tema teve por objetivo sensibilizar as autoridades e reguladoras para a simplificação do sector, visando garantir a igualdade de acesso aos serviços financeiros digitais, e ainda pedir para que as instituições centrem as suas atividades e ações no consumidor, bem como exigir a obrigatoriedade de os estabelecimentos comerciais disporem de Livro de Reclamações.

E aproveitando que havia membros do Governo a assistir à conferência, exigir que seja revisto o subsídio disponibilizado à ADECO, pelo importante trabalho que desempenha na sociedade cabo-verdiana.

————————————————————————————————————————————————————————————————————-

ENCONTRO COM O GOVERNADOR DO BANCO DE CABO VERDE

A PCD da ADECO, Eva Marques, reuniu-se no dia 15 de março, Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, com o Governador do Banco de Cabo Verde, o Sr. Óscar Santos. O encontro teve por objetivo discutir as formas de colaboração entre as instituições, em termos de apoio técnico ao Gabinete de Orientação Financeira, iniciativa da ADECO e a possível participação da associação no Conselho Consultivo do BCV, representando os consumidores.

No encontro foram abordadas questões como a falta do Livro de Reclamação nos bancos, o tempo de espera nas filas para ser atendido, a demora na resposta do banco às reclamações dos consumidores, entre outras questões. A ADECO ainda lançou a ideia da criação do Livro de Reclamações digital.

O Governador mostrou abertura às questões apresentadas pela associação, assegurando que irá averiguar o motivo da demora nas respostas dos bancos e a falta do Livro de Reclamação e incentivou a ADECO a apresentar ao Banco uma proposta de protocolo de parceria.

————————————————————————————————————————————————————————————————————

ENCONTRO ENTRE A ADECO E A EMBAIXADORA DA UNIÃO EUROPEIA

No dia 16 de março, a Presidente da ADECO, Eva Caldeira Marques, acompanhada pela Delegada da ADECO no Sal, Hermem Freire, realizou uma visita de cortesia à nova Embaixadora da União Europeia em Cabo Verde, Carla Grijó.

O encontro teve como objetivo apresentar a ADECO à nova embaixadora, e propor formas de colaboração entre as instituições.

Durante o encontro, a PCD da ADECO fez uma breve apresentação da missão, da história e principais atividades da associação, das conquistas e vitórias alcançadas para os consumidores, dos desafios enfrentados, dos projetos executados que contaram com o financiamento da UE, bem como da relação de parceria entre as duas instituições. Além disso, foram abordados alguns dos desafios de Cabo Verde no que se refere ao salário mínimo, a conjuntura atual com a subida dos preços dos bens essenciais, e as tarifas sociais para os mais desprotegidos.

————————————————————————————————————————————————————————————————————

Guardas Municipais da Câmara Municipal da Praia recebe ação de sensibilização sobre “Direitos e Deveres do Consumidor”

Mais de 30 guardas municipais da Câmara Municipal da Praia participaram na ação de sensibilização, sobre “Direitos e Deveres dos Consumidores”, no dia 18 de março, no âmbito do Mês do Consumidor.

A iniciativa foi da ADECO para inteirar-se das atuações dos fiscais na área do consumo, sensibilizar para a importância da proteção dos direitos dos consumidores, apresentar as atividades da associação e encontrar formas de cooperação.

Foi apresentado aos participantes os principais conflitos de consumo que chegam na associação e os vários direitos dos consumidores que são desrespeitados no dia-a-dia. No final da apresentação os guardas colocaram várias questões aos quais são chamados a resolver, tais como: os preços na prateleira diferente do cobrado na caixa, o roubo de energia, a taxa de iluminação pública, os prazos de garantia dos bens e produtos, os aumentos dos preços dos produtos básicos, a troca de produtos nas lojas chinesas, etc. Ainda questionaram sobre o que a ADECO tem feito relativamente ao aumento dos bens da primeira necessidade, na ocasião, a palestrante, a PCD da ADECO, Eva Caldeira Marques, esclareceu as dúvidas aos presentes e ressaltou que a ADECO tem um papel de mediador, e não de uma agência reguladora.

Escolas, universidades, instituições da sociedade civil organizada, e até fornecedores podem requerer palestras de educação para consumo. Para agendamento, basta enviar um e-mail para o endereço informacaoadeco@gmail.com ou ligar para 2327033 / 9733230.