Mensagem da PCD da ADECO em celebração dos 24 anos da associação

20 de maio de 2022: Celebremos os 24 anos da ADECO

Para este aniversário da ADECO, o nosso desejo principal é revolucionar a mentalidade dos operadores económicos, da governação em Cabo Verde e a dos próprios consumidores, relativamente aos seus direitos. Queremos ver os prestadores de serviços e fornecedores de produtos sensibilizados e direcionados para o consumidor. Que os passageiros aéreos, marítimos, e terrestres e os utentes da administração pública e dos serviços privados tenham um serviço centrado no consumidor. Que os consumidores de Cabo Verde tenham produtos e uma prestação de serviços de qualidade.

A economia passou por momentos difíceis durante a pandemia, e a subida incomensurável de preços teve um efeito negativo na qualidade de vida dos consumidores. Neste contexto, continuaremos a monitorizar e a defender os consumidores. Estamos do lado dos consumidores!

Criamos o Gabinete de Orientação Financeira para reeducar os consumidores em questões como poupança, gestão dos recursos familiares e consumo sustentável.  A ADECO esforça-se para que os associados (as) e os consumidores se sintam amparados e cientes que existe uma voz que fala por eles e que os escuta. São os desejos da ADECO.

Como marco, gostaríamos que o livro de reclamações fosse digital, para que efetivamente o consumidor cabo-verdiano tenha voz. A prestação de serviço e produtos de qualidade devem ser transversais a nível da saúde, dos bens essenciais, energia, alimentos, telecomunicações, para que os produtos e serviços sejam dignos para todos consumidores!

Por fim, queremos parabenizar a ADECO pelos 24 anos de trabalho duro. Esta pequena associação cívica, constituída por todos nós consumidores, luta diariamente para que o consumidor se sinta defendido.

Deixo um grande abraço a toda a equipa da ADECO, que veste a camisola, trabalha dia e noite, a duras penas, para que os consumidores se sintam protegidos. Um abraço aos nossos associados e associadas. A ADECO também sobrevive devido ao apoio voluntário de muitos associados, que vivem a causa. Um grande obrigada e parabéns a todos.

Eva Caldeira Marques,

Presidente do Conselho da Direção da ADECO