Oficina de Análise Orçamental e de Orçamentação sensível ao Género

 

 

Decorreu entre 21 à 25 de Outubro, na sede das Nações Unidas, a Oficina de Análise Orçamental e de Orçamentação sensível ao Género promovida pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), através do Projecto Pro PALOP-TL-ISC).  ADECO, representada nesta atividade pela sua colaboradora na cidade da Praia Hermem Freire.

Esta Oficina contou com a participação de dezenas de membros das organizações da sociedade civil, instituições Académicas e a comunicação social. Foi ministrada pela conselheira Sénior do Projecto Pro PALOP-TL-ISC, Maria Jesus Andrade e Graça Sanches.

Durante esta atividade foi possível conhecer a proposta do Orçamento do Estado e o impacto que tem para o cidadão e ainda foi demostrado como funciona o processo de elaboração da proposta do Orçamento do Estado, assim como as ferramentas que possam utilizar como suporte para analisar o documento.

Uma das inovações que mais despertou interesse durante as oficinas está relacionada com a questão da transparência orçamental e prestação de contas.