Projeto Consumidor Sustentável k t’ usá bolsa de plast – Atividades de Sensibilização em Porto Novo, Santo Antão

 

ATIVIDADES DO PROJETO “CONSUMIDOR SUSTENTÁVEL K T’ USÁ BOLSA DE PLÁST”

DA ADECO CHEGAM A SANTO ANTÃO EM PARCERIA COM A CÂMARA MUNICIPAL DO PORTO NOVO

No passado dia 09 de fevereiro, a ADECO e a Câmara Municipal do Porto Novo realizaram ações de sensibilização sobre consumo sustentável e redução de resíduos plásticos, no Porto Novo, no âmbito do protocolo de parceria entre as duas instituições e do projeto “Consumidor sustentável k t’usá bolsa de plast”, financiado pela Embaixada de França em Cabo Verde.

Mais de 50 estudantes de duas turmas do 4º e 7º ano da Escola Francisco Amaral, participaram de ações de sensibilização. Entre as temáticas abordadas pela técnica ambiental, Luana Lopes, estão o consumo sustentável e a importância dos 5“R´s” da Sustentabilidade: Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar e dicas simples de como aplicá-los no dia-a-dia. Ao trabalhar esses temas nas escolas propomos que os alunos se tornem uma nova geração com hábitos e comportamentos mais responsáveis.

Foram ainda distribuídas bolsas reutilizáveis, que podem utilizar na hora de fazer compras e assim reduzir o consumo de bolsas de plástico.

As ações contaram com a presença da Vereadora da Defesa do Consumidor, Joana Delgado, a quem a ADECO agradece pelo empenho e dedicação e a Embaixada de França em CV, pelo financiamento do projeto, que vai continuar a promover ações do género em outras ilhas até o mês de setembro deste ano.

 

O PROJETO “CONSUMIDOR SUSTENTÁVEL K T’ USÁ BOLSA DE PLÁST”

EXECUTADO PELA ADECO, DESLOCA-SE A PORTO NOVO, SANTO ANTÃO PARA SENSIBILIZAR

CONSUMIDORES E FORNECEDORES A REDUZIREM CONSUMO DE BOLSAS DE PLÁSTICO

5 fornecedores do concelho foram sensibilizados a reduzir a importação e venda de bolsas de plásticos e disponibilizar alternativas sustentáveis no mercado e fixados nos seus estabelecimentos cartazes apelativos ao uso de bolsas reutilizáveis sempre que o consumidor for às compras.

Esta atividade decorreu no dia 9 de fevereiro, na cidade do Porto Novo e para além o encontro com fornecedores e afixação dos cartazes a equipa da ADECO, esteve durante todo o dia nas ruas, mercados e lojas do concelho a distribuir bolsas de pano confecionadas pelas mulheres costureiras da OMCV São Vicente, e a orientar os munícipes sobre os danos que o plástico pode causar à natureza, apelando a um esforço conjunto de todos, para a redução de resíduos plásticos no ambiente.

AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO DO “PROJETO CONSUMIDOR SUSTENTÁVEL K T’US

Á BOLSA DE PLAST”COM MULHERES DA COMUNIDADE DO PORTO NOVO

No passado dia 09 de fevereiro, a ADECO e a Câmara Municipal do Porto Novo realizaram ações de sensibilização sobre consumo sustentável e redução de resíduos plásticos, no Porto Novo, no âmbito do protocolo de parceria entre as duas instituições e do projeto “Consumidor sustentável k t’usá bolsa de plast”, financiado pela Embaixada de França em Cabo Verde.

Cerca de 20 mulheres vulneráveis, reuniram-se no Salão Nobre da Câmara Municipal do Porto Novo, para a técnica ambiental conscientizar sobre consumo consciente e que o uso de bolsas reutilizáveis é uma opção mais sustentável e econômica do que comprar bolsas de plástico.

No final as beneficiárias receberam uma bolsa reutilizável e comprometeram-se a reduzir o uso de bolsas de plástico quando forem as compras e a trazer sempre consigo bolsas reutilizáveis.

As ações contaram com a presença da vereadora da Defesa do Consumidor, Joana Delgado, a quem a ADECO agradece pelo empenho e dedicação e a Embaixada de França em CV, pelo financiamento do projeto, que vai continuar a promover ações do género em outras ilhas até o mês de setembro deste ano.