ADECO recebe financiamento do Green Action Fund 2021, para executar projeto sobre consumo sustentável.

O Green Action Fund (GAF) (Fundo de ação Verde) é uma iniciativa coordenada pela  Consumers International , a federação mundial de grupos de consumidores, com o financiamento da Swedish Society for Nature Conservation.

O fundo visa promover o desenvolvimento sustentável e reduzir a pobreza através da promoção de atividades de sensibilização e educação em todo o mundo, que incentivam padrões sustentáveis de consumo.

Uma das atividades da GAF é a comemoração da Green Action Week (GAW) (Semana de Ação Verde). Uma campanha global que ocorre na primeira semana de outubro (este ano de 02 a 10 de outubro), em que organizações em todo o mundo realizam ações conjuntas para promover uma causa comum. Pelo terceiro ano consecutivo o tema da campanha é “Comunidade de Partilha”. Este tema está alinhado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12, sobre padrões de consumo e produção sustentáveis e pretende estimular a mudança de comportamento das populações, ao promover uma cultura de partilha e colaboração, para garantir que todos tenham acesso a bens e serviços sustentáveis. A campanha deste ano será decisiva para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), enquanto se aproxima a COP 26, que acontecerá em novembro e  visa acelerar a ação para se alcançar os objetivos do Acordo de Paris e da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. Durante a GAW serão realizadas atividades que mobilizem os consumidores à volta do tema, para que a partilha e a colaboração tragam um acesso mais igualitário e sustentável a bens e serviços em benefício das pessoas e do planeta.

A ADECO é um dos 25 membros da Consumers International, ao qual foi concedido o financiamento do GAF 2021. É sexta vez que a ADECO é escolhida para receber financiamento e executar campanhas em prol do consumo sustentável. É o segundo ano consecutivo que executa projetos no âmbito da campanha “Comunidade de Partilha”. No ano passado executou Projeto Comunidade Verde “. O projeto de 2021, “Yellow Community” (Comunidade Amarela), será realizado entre setembro e novembro e tem como objetivo promover a reciclagem, informar, sensibilizar e educar comunidades, consumidores e a sociedade cabo-verdiana sobre a importância de reutilizar embalagens de plástico.

Apoie a campanha #GreenActionWeek2021! A GAW é uma oportunidade de mostrar como grupos de defesa do consumidor, juntamente com outras organizações e partes interessadas em todo o mundo, estão ativamente promovendo o consumo sustentável.