A Nutrição que Vem da Terra: Benefícios dos Alimentos Locais
Os alimentos frescos e locais oferecem uma série de benefícios para a nossa saúde e bem-estar. Quando consumimos alimentos não processados, cultivados com o uso mínimo de pesticidas e aditivos químicos estamos a fornecer ao nosso corpo nutrientes essenciais e evitando substâncias prejudiciais que podem estar presentes em alimentos industrializados.
No âmbito do projeto “Come o que a terra te dá” financiado pela Green Action Fund e executado pela ADECO, a nutricionista Ira Lima apresenta alguns Benefícios dos Alimentos Locais.
Principais benefícios de consumir alimentos frescos e locais:
Nutrientes mais abundantes: Os alimentos frescos e naturais são geralmente ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes.
Esses nutrientes são essenciais para o funcionamento adequado do nosso corpo, promovendo o crescimento celular, fortalecendo o sistema imunológico e ajudando na prevenção de doenças.
Menos aditivos químicos: Ao optar por alimentos frescos evitamos a ingestão de aditivos químicos, como conservantes, corantes e aromatizantes artificiais, que podem ser prejudiciais à saúde.
Melhor digestão e absorção de nutrientes:
Alimentos frescos e naturais são mais facilmente digeridos pelo nosso sistema digestivo, pois contêm enzimas naturais e fibras que auxiliam nesse processo.
Sabor e textura superiores: Os alimentos frescos têm um sabor mais pronunciado e uma textura mais agradável em comparação aos alimentos processados.
Redução do risco de doenças: A alimentação baseada em alimentos frescos e naturais está associada a um menor risco de desenvolvimento de várias doenças, como obesidade, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e certos tipos de câncer.
Apoio à agricultura sustentável: Ao optar por alimentos frescos e locais estamos a apoiar os agricultores que adotam praticas agrícolas sustentáveis e isso inclui o cultivo orgânico que promove a preservação do solo, a conservação da biodiversidade e a redução da contaminação ambiental.
Consciência alimentar: Consumir alimentos frescos e locais nos incentiva a ter uma maior consciência sobre o que colocamos nos nossos corpos. Isso nos leva a fazer escolhas mais saudáveis e sustentáveis, incentivando um estilo de vida equilibrado e consciente.
Em resumo consumir alimentos frescos e locais traz inúmeros benefícios para a nossa saúde e para o meio ambiente, além de fornecer nutrientes essenciais para o nosso corpo, esses alimentos permitem-nos desfrutar de sabores autênticos e contribuem para a prevenção de doenças.
Aceda ao Guia de Alimentação Saudável, elaborado no âmbito do projeto ” Come o que a terra te dá”.
Ira Lima -Nutricionista