Dia Mundial dos Direitos do Consumidor 2023

 

 

Para arrancar com a campanha do DMDC – Dia Mundial dos Direitos do Consumidor de 2023, celebrado à 15 de março, a ADECO anunciou em finais de fevereiro o lema escolhido pela Consumers International (CI), para celebrar a data “Empoderar os consumidores na transição para as Energias Limpas”. E iniciou em março uma série de episódios da Rubrica “Ê d’bô Conta” – para informar e conscientizar a população sobre temas relacionados com a Energia limpa em casa, transporte/mobilidade sustentável e produção de energia limpa.

A 7 de março o e engenheiro Marco Cruz, participou na ilha de Santiago no Workshop: “Transição Energética em Cabo Verde – Desafios e Oportunidades” promovido pela ARME.

O micro programa Informação Jurídica também tratou de temas relacionados com o sector energético de Cabo Verde e deu a conhecer a “Lei sobre utilização de painéis solares, como alternativa à energia elétrica”, “Os incentivos em Cabo Verde para que o produtor invista em Energia Solar?” 

No dia 15 de março, Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, a ADECO convocou uma conferência de imprensa realizada na sede da associação onde fez um Comunicado sobre o lema “Empoderar os consumidores na transição para as energias limpas” e divulgou o Ranking de Empresas mais reclamadas na associação em 2022.

As celebrações do DMDC 2023 atingiram o ponto máximo com 0 lançamento do Índice de Consumo Essencial na ilha do Sal e a entrega de um kit de Energia Solar a uma família carenciada, sem acesso a eletricidade, graças ao financiamento do BCV – Banco de Cabo Verde.

 

Quanto as atividades em terreno foram realizadas Conversas Abertas sobre o tema “Empoderar os consumidores na transição para as energias limpas e Consumo sustentável” nas seguintes ilhas:

  • Em São Vicente, uma parceria com as Aldeias SOS, a Associação Kredita na bô, e o Centro juvenil Nhô Djunga, nas comunidades de Ribeira Bote, Fonte Felipe, Salamansa.
  • Em Santiago, em parceria com a Associação Sol Nascente na cidade da Praia.
  • Na ilha do Sal as Conversas Abertas sobre o tema “Empoderar os consumidores na transição para as energias limpas e Consumo sustentável” foram ditadas a alunos do Complexo Educativo Manuela António Martins e a mulheres do Grupo Cadastro Social Único graças a parceria com a Câmara Municipal do Sal e financiamento do Banco de Cabo Verde.