3 de julho – Dia Internacional Sem Sacos de Plástico

MENOS PLÁSTICO, MAIS VIDA PARA TODOS!

Estima-se que aproximadamente 400 milhões de toneladas de plástico são fabricadas anualmente, cerca de 52 milhões de toneladas são incineradas ou lançadas em áreas abertas. Entre 19 a 23 milhões de toneladas vão parar todos os anos em lagos, rios e oceanos.

É importante que fique explicito que aquilo que se pretende com a celebração do dia Internacional sem sacos de Plástico não é e nunca foi acabar com o plástico.

Todos estamos conscientes da importância dos materiais de plástico no dia a dia, em diversos setores. Na vertente alimentícia, por exemplo, é responsável por conservar os produtos, evitar contaminações e reduzir o desperdício dos alimentos.

Não se pode esquecer que quando decomposto em pequenas partículas o plástico chega a todos os cantos da Terra. Tanto é que pode chegar às profundezas dos oceanos, e mesmo aos cérebros humanos e ao leite materno.

Até 2060 o consumo global anual de plástico deve atingir mais de 1,2 mil milhões de toneladas. Em cada ano, 11 milhões devem ser derramadas nos ecossistemas aquáticos. E 13 milhões de toneladas acumulam-se no solo. Só 9% dos plásticos produzidos são efetivamente reciclados.

A aposta é clara. REDUZIR e RECICLAR – estudos já feitos realçam o seguinte: a poluição plástica pode ser reduzida em 80% até 2040 se os países e as empresas usarem as tecnologias.

A Universidade de Leeds na Inglaterra divulgou um estudo de onde constam os 10  países com maior utilização de resíduos plásticos no mundo:

  • Índia: Nigéria: Indonésia: China: Paquistão: Bangladesh: Rússia: Brasil: Tailândia: República Democrática do Congo.
  • E relativamente aos países que reciclam mais plástico globalmente, o destaque vai maioritariamente para alguns países europeus. A lista é composta pela Alemanha, Áustria, Coreia do Sul, Bélgica, Suíça, Singapura e países como o País de Gales, implementaram políticas robustas de gestão de resíduos. 
  • Os países da UE estão a reciclar mais plásticos. No entanto, também estão a gerar mais desses resíduos. 

 Você sabia que ainda não existe uma previsão precisa do tempo de decomposição do plástico? A estimativa mais comum aponta que o material pode se decompor entre 400 e 500 anos.

 Alguns tipos de plástico podem levar mais de 400 anos para se degradar, enquanto outros, como os bioplásticos, podem se decompor em alguns meses ou anos. 

A decomposição do plástico, varia necessariamente consoante o objeto envolvido:

  • Saco de plástico: 20 anos;
  • Copo de isopor: 50 anos;
  • Canudo: 200 anos;
  • Garrafa plástica: 450 anos;
  • Fralda descartável: 450 anos;
  • Linha de pescar: 600 anos.

Vamos então proteger o nosso planeta e apostar os 7 Rs do Consumo Sustentável!