Agosto Dourado – mês de Incentivo ao Aleitamento Materno

O mês de agosto é marcado por dois grandes eventos relativos a saúde materno-infantil, a Semana Mundial do Aleitamento Materno, que este ano foi comemorado sob o lema “proteger a amamentação: uma responsabilidade de todos” e o agosto dourado que tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância do aleitamento materno, sendo realizadas várias ações alusivas ao tema durante o mês de agosto.

A cor dourada foi escolhida porque representa o leite materno que é considerado como alimento Padrão Ouro de Qualidade, por ser o alimento mais completo.
Assim sendo, abordaremos no tema de hoje algumas orientações e recomendações sobre o aleitamento materno para que possam conhecer e ajudar a proteger a amamentação que é uma responsabilidade de todos e com as informações corretas podemos fazer escolhas mais assertivas em relação as condutas adotadas.


Lembrando que em Cabo Verde existe o Banco de Leite Humano e os Postos de Colheita de Leite Humano, que dentre várias atribuições, podemos citar, são responsáveis por desenvolver ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, prestar assistência a gestante, puérpera, nutriz e lactente na prática do aleitamento materno; executar as operações de
controle clinico da doadora; receber, colher, selecionar, classificar, processar, armazenar e distribuir o Leite Humano Ordenhado e o Leite Humano Ordenhado Pasteurizado; Promover ações de sensibilização e incentivo à doação de leite materno, etc.


Aleitamento Materno Exclusivo

. Oferecer ao bebé somente leite materno até os seis meses de vida. Nesta fase, o leite materno é o melhor alimento e é suficiente para o bebé, pois contém todos os nutrientes necessários para o seu bom desenvolvimento.

. Não dar água, chás ou qualquer outro alimento até os seis meses. Pois, quando introduzidos outros tipos de leites e alimentos o bebé pode perder o interesse em mamar no peito.

. Não oferecer biberão ou chuchas. Porque ao usar biberão o bebé pode confundir o bico e deixar de mamar.

Para produzir leite em quantidade suficiente para alimentar o bebé, a mãe deve:
. Dar de mamar sempre que o bebé quiser; Aleitamento materno em livre demanda (o bebé deve mamar todas as vezes que quiser ou quando apresentar sinais de fome; o bebé é quem escolhe o horário para mamar; deve mamar, pelo menos, 8 a 12 vezes por dia).
. Deixar o bebé mamar até soltar o peito. .Estar relaxada e descansar sempre que puder.

Quais os sinais de fome:
. Sinais iniciais de fome: o bebé movimenta bastante os olhos, abre a boca, estica a língua e vira a cabeça a procura da mama; chupa as mãos, os dedos, as roupas ou qualquer outro objeto que leva a boca; faz sons suaves de gemidos.
. Sinais tardios de fome: choro alto, irritabilidade, corpo encurvado, e dificuldade para pegar a mama.

Como o bebé e a mãe devem estar posicionados durante a amamentação
. A mãe deve estar confortável (sentada, deitada ou de pé);
. A barriga do bebé deve ficar encostada na barriga/corpo da mãe e de frente para a mama; . . A cabeça e o corpo do bebé devem estar na mesma direção.
. A cabeça e o ombro do bebé devem estar apoiados no braço da mãe.

Como saber se o bebé faz uma pega correta
. A boca do bebé deve estar bem aberta e com o lábio inferior virado para fora e o queixo tocando a mama;
. A parte superior da aréola (a região mais escura da mama) deve estar mais visível do que a parte inferior;
. As bochechas devem estar cheias e fazendo sons ao sugar ou ao engolir o leite.

Dica: O bebé precisa esvaziar um peito, antes de passar para o outro. Na próxima vez que a mãe for amamentar, começar pelo peito que o bebé mamou por último.

Referência: desdobravel “Aleitamento Materno Uma Responsabiidade De Todos” – do Ministério da Saúde – Programa Nacional de Nutrição.

Gizelle Mota