Cuidados a ter ao fazer compras pelas Redes Sociais

Fazer compras pela internet é rápido e cómodo, mas também implica perigos acrescidos, ainda mais quando se trata de aquisições feitas através das redes sociais. Quem nunca entrou numa página de vendas no Facebook ou Instagram, encontrou um produto que há muito procurava e caiu na tentação imediata de comprar? Se nunca fez, então também nunca teve problemas como, atraso na entrega, não entrega do produto, produto diferente daquele que comprou ou produto com defeito.  Caso nunca enfrentou ou não quer enfrentar estes problemas, deve seguir alguns cuidados ao efetuar compras através das Redes Sociais.

  • Antes de efetuar a compra pesquise o máximo de informação sobre a página. Peça referências e tente averiguar se há muitas reclamações online sobre este vendedor.
  • Tente obter um endereço físico ou um contacto telefónico do vendedor. Ligue para pedir esclarecimentos, antes de avançar para a compra, se nunca atenderem, desconfie.
  • Desconfie de produtos muito baratos.
  • Sempre que possível, opte pelas formas de pagamento mais seguras, como a transferência bancária ou o multibanco. Sempre que possível, certifique-se de que recebe um comprovativo da encomenda, com a descrição do produto, o preço, o endereço do vendedor e o prazo de entrega.
  • Suspeite de vendedores que fazem muita pressão para concluir o negócio. Nunca arrisque sem investigar o anúncio adequadamente.
  • Se o produto encomendado não chegou dentro do prazo, contacte de imediato o vendedor para agendar novo prazo de entrega ou cancelar a compra, solicitando o reembolso.

Ao fazer compras nas redes sociais tenha atenção que para efeitos da aplicação da lei de defesa do consumidor em Cabo Verde considera-se consumidor quem compra numa pessoa que esteja a exercer uma atividade profissional e que compra para uso próprio, caseiro ou familiar, ou seja, se a compra foi feita numa pessoa singular (um amigo das redes sociais) não será considerada uma relação de consumo. E ainda, infelizmente a Lei de Defesa do Consumidor não prevê regulação para compras pela Internet, por isso, é preciso estar atento (a) para não cair em golpes e perder o seu dinheiro.