O que é Reduflação?
Você tem reparado que além do aumento do preço dos produtos, as marcas estão a alterar a composição do produto e a diminuir a quantidade nas embalagens? Assim, continuam a vender o produto com menor quantidade pelo mesmo preço, sem que o consumidor perceba.
Esse fenômeno é chamado de REDUFLAÇÃO. A expressão resulta da junção de “redução” com “inflação”. É uma inflação disfarçada pois o preço não aumenta, mas o consumidor paga o mesmo valor por menos produto.
Mas isso tem alguma coisa de ILEGAL? Não. Desde que a empresa informe exatamente a quantidade de produto que está a vender. A informação tem de ser a mais explicita e clara possível, para que o consumidor possa fazer escolhas mais conscientes.
O consumidor não tem razão legal para apresentar uma queixa, apesar dessa prática ser considerada pouco ética e pouco transparente, mas se notar que alguma empresa está a usar essa estratégia, pode fotografar o rótulo do produto e manifestar o seu desagrado publicamente.
É o consumidor que tem de estar atento a esta prática na hora de fazer as suas compras, avaliar bem a embalagem e o rótulo, se não quiser ser (ainda) mais prejudicado com a inflação. Em caso de dúvidas e reclamações contacte a ADECO.