Os 10 passos para o sucesso da Amamentação

A alimentação e nutrição constituem direitos humanos fundamentais constantes na Declaração Universal dos Direitos Humanos e que são condições essenciais para a proteção e promoção da saúde, proporcionando o crescimento e desenvolvimento humano com qualidade de vida.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) tem destacado a importância do aleitamento materno, como uma forma de melhorar a saúde e a nutrição dos bebés e crianças pequenas, reforçando que o incentivo e a proteção ao aleitamento materno são componentes relevantes das medidas de saúde, de nutrição e outras ações sociais indispensáveis à promoção e ao crescimento e desenvolvimento saudável.

Quais os dez passos para o Sucesso do Aleitamento Materno?

  1. Ter uma norma escrita sobre aleitamento materno, que deve ser rotineiramente transmitida a toda a equipe de saúde.
  2. Treinar toda a equipe de cuidados de saúde, capacitando-a para implementar esta norma.
  3. Informar todas as gestantes sobre as vantagens e o manejo do aleitamento.
  4. Ajudar as mães a iniciar a amamentação na primeira meia hora após o parto (este passo consiste em colocar os bebês em contato pele a pele com suas mães imediatamente após o parto, por no mínimo uma hora, encorajando-as a reconhecer quando seus bebês estão prontos para serem amamentados).
  5. Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo se vierem a ser separadas de seus filhos.
  6. Não oferecer a recém-nascidos nenhum outro alimento ou bebida além do leite materno, a não ser que seja indicado pelo médico.
  7. Praticar o alojamento conjunto – permitir que mães e bebês permaneçam juntos 24 horas por dia.
  8. Encorajar o aleitamento sob livre demanda.
  9. Não oferecer bicos artificiais ou chupetas a crianças amamentadas ao seio.
  10.  Encorajar a formação de grupos de apoio à amamentação para onde as mães devem ser encaminhadas, logo após alta do hospital ou ambulatório.

Dica: A recomendação é que as crianças sejam amamentadas até os dois anos de idade ou mais. Nos primeiros seis meses de vida é recomendado o aleitamento materno exclusivo, ou seja, deve-se oferecer ao bebé somente leite materno, não precisa oferecer nenhum outro tipo de alimento ou líquidos, como água, chás, sumo ou outros leites, frutas ou papas antes do sexto mês.

Gizelle Mota – Nutricionista