Poupar nos gastos de Natal Investindo na Educação Financeira

Estamos agora numa época em que uma das maiores preocupações das famílias são as compras de Natal.  Durante esta época festiva, os apelos ao consumo intensificam-se sendo mais frequentes os comportamentos de compra impulsivos e irrefletidos.

Desta forma, é indispensável termos consciência da necessidade de um planeamento cuidado dos gastos durante a época festiva que se inicia, de forma a promover uma gestão ajustada do orçamento disponível e, acima de tudo, prevenir situações de endividamento excessivo.

Assim, passamos a indicar alguns conselhos:

Elaboração do Orçamento Mensal

Permite identificar qual o valor disponível após o pagamento de todos os encargos mensais obrigatórios – no fundo, o montante disponível para a realização de gastos extra, como os gastos natalícios.

Elaboração do Orçamento Natalício

Deve contemplar um planeamento dos gastos com presentes, alimentação, decoração e eventos sociais;

Presentes

Antes de ir às compras, faça uma lista de presentes para as pessoas a quem você pretende dar algo e quais os valores a despender. Os expositores de lojas são projetados para levar as pessoas a fazer compras por impulso. Sem uma lista detalhada, você pode gastar muito ou fazer escolhas erradas de compra. Ter uma lista e respeitá-la é regra de ouro para evitar o consumismo. Evite compras de última hora e por impulso; efetue comparações de preços e opções disponíveis;

Outras sugestões: elaborar os próprios presentes para oferta. Os presentes feitos à mão são únicos e personalizados, e é isso que os torna tão apreciados. Apoie a sua comunidade: compre localmente, faça pequenas compras

Alimentação

Planeamento antecipado das refeições festivas, de forma a limitar o gasto total e a encontrar alternativas mais económicas;

Procurar fazer uma distribuição das responsabilidades gastronómicas pelos membros da família, com o propósito de repartir os custos;

Decoração

Recicle e procure inovar na decoração com originalidade, recorrendo aos objetos decorativos que utilizou nos anos anteriores. Aqui também pode optar por fazer algumas alterações à mão.

Eventos Sociais

Procure realizar festas e jantares de amigos em casa e partilhe os gastos. Se optar por frequentar festas fora de casa acautele essa despesa.

Estas são algumas estratégias que poderão contribuir para uma gestão mais eficaz do orçamento disponível e para a prevenção do endividamento excessivo, evitando problemas de instabilidade financeira no início de 2022.