Regresso às aulas – Dicas para Economizar na compra dos Materiais Escolares

O final das férias escolares aproxima-se, e a chegada de setembro avista o regresso ás aulas. Um momento emocionante para os estudantes e para as suas famílias, mas também pode ser um mês financeiramente exigente. Mas, existem estratégias simples que podem ajuda a poupar dinheiro durante este período do ano.

O planeamento é muito importante, para que estes gastos não representem um grande peso no seu orçamento familiar.

Antes de tudo, faça uma lista dos materiais escolares e verifique os que ainda podem ser reutilizados.  E Lembra-te que ir às compras sem lista nas vésperas do incío das aulas é como ir a uma loja de doces antes de jantar. A tentação é grande!

Após fazer a lista, dê uma vista de olhos em casa e vê se existem materiais que podem ser reutilizados. Sempre há aquele caderno ou aquele estojo que ficou esquecido porque não tinha o padrão ou o boneco que a criança desejava. Esta é a hora de deixar fluir a sua criatividade. Em conjunto com os mais pequenos procurem por temas que eles gostem e customizem o caderno, deixa-os participar em todo o processo. É também uma maneira de divertir e aprender.

Faça um orçamento e estabeleça um limite.

As listas de matérias escolares vão desde livros, mochila, estojo, cadernos, canetas, lápis, material de pintura, calculadora: é uma lista sem fim. Dependendo de onde e como compra, os preços variam e muito. O ideal é fazer uma lista do que vai necessitar e também estabelecer um valor sobre o qual não pode ultrapassar. E não espere pelo início das aulas para comprar os materiais.

Deixar as compras para a véspera do começo das aulas é talvez a pior coisa que pode fazer. Não só porque vai andar numa correria, como também porque noutros momentos do ano pode encontrar preços mais baixos.

Não satisfaça todas as vontades das crianças. Comprar aquele estojo com o desenho que ele deseja pode deixá-lo feliz, mas a moda é passageira. E os gostos das crianças mudam a toda hora. E além disso pode pesar no teu bolso. Seja firme, e não compres tudo o que a criança desejar.

Outra forma de economizar é através da troca. Crie com os seus amigos ou comunidade uma rede de troca de materiais escolares, que ainda em bom estado, para além de poupar, você estará a sendo um consumidor consciente e sustentável.