Semana Mundial de Aleitamento Materno
A Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) é um evento que acontece todos os anos de 1 a 7 de agosto e este ano tem como lema “Proteger a amamentação: uma responsabilidade de todos”. A SMAM de 2021 se centralizará na amamentação e sua contribuição para a sobrevivência, saúde e bem-estar de todos, bem como do compromisso de proteger a amamentação no mundo.
O lema deste ano está alinhado com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2 (Fome zero e Agricultura Sustentável) que reforça as conexões entre amamentação e sobrevivência, saúde e bem-estar de mulheres, crianças e nações. A SMAM 2021 tem por objetivo:
- Informar as pessoas sobre a importância de proteger o aleitamento materno;
- Enfocar no apoio ao aleitamento materno como uma responsabilidade vital de saúde pública;
- Articular com indivíduos e organizações para maior impacto;
- Potencializarações para proteger o aleitamento materno para melhorar a saúde pública.
Portanto, é necessario uma abordagem de saúde pública sobre aleitamento materno, envolvendo todos os membros responsaveis em todos os níveis (governos, parceiros e sociedade), para que tenhamos um ambiente mais oportuno à amamentação e que possa apoiar e proteger o aleitamento materno, por meio de politicas e práticas que asseguram o cumprimento desse direito humano. E também são necessários alguns requisitos, como serviços de saúde capacitados para oferecer suporte e cuidado de alta qualidade, legislação para proteger direito à licença maternidade e parental e implementação integral do Código Internacional de Comercialização de Substitutos de Leite Materno, etc.
Nesse novo contexto, da pandemia da COVID-19, em que o mundo tem enfrentado vários desafios permitiu realçar a necessidade de informar e estimular ações sobre amamentação e outras questões relacionadas, pois essas ações podem ajudar a garantir a sobrevivência, saúde e bem-estar para todos, tanto em situações normais como de emergências.
Benefícios do Aleitamento Materno:
Como sabe-se o aleitamento materno é a base da vida e contribui para a saúde, a nutrição e a segurança alimentar, a curto e a longo prazo. Além disso, o leite materno é o melhor alimento para o bebé, pois possuí todos os nutrientes essenciais que o bebé precisa para crescer de forma saudável nesta fase e apresenta benefícios tanto para o bebé como para as mães e a família e sociedade. Recomenda-se o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês e complementado até os dois anos ou mais.
Benefícios para o bebé
- Previne doenças infeciosas, como diarreia;
- Diminui infeções respiratórias, dor de ouvido, alergias;
- Diminui o risco de hipertensão, diabetes, colesterol alto, obesidade;
- Previne cáries dentárias, fortalece a musculatura da face;
- Melhora o desenvolvimento cognitivo.
Benefícios para a mãe
- Diminui o risco de câncer de mama e ovário;
- Diminui o risco de hipertensão;
- Previne o risco de hemorragias pós-parto;
- Contribui para o fortalecimento do vínculo entre a mãe e a criança;
- Ajuda aumentar o espaçamento entre as gestações;
- Ajuda a perder peso ao amamentar;
Benefícios para a família e a sociedade
- O fato das crianças amamentadas adoecerem menos, gera menos gastos com cuidados de saúde para a família, medicamentos, e menor impacto financeiro no sistema de saúde;
- As famílias economizam, pois amamentar é económico, prático, e menos trabalhoso, sendo que o leite materno já está pronto, na quantidade certa e com os nutrientes essenciais para o bebé (menos gastos com outros leites, fórmulas lácteas, biberões, etc.);
- Crianças amamentadas têm maiores chances de atingir o seu potencial máximo de desenvolvimento cognitivo, emocional e afetivo, resultando em adultos com maior capacidade laboral, o que contribui para o desenvolvimento do país.
Fontes consultadas:
Gizelle Mota – Nutricionista
