16 de Outubro – Dia Mundial da Alimentação

 

Comemora-se no dia 16 de Outubro, o Dia Mundial da Alimentação. Este ano sob o tema “cultivar, alimentar, preservar. Juntos”. – As nossas ações são o nosso futuro.

Ao longo dos anos têm-se observado muitos avanços na luta contra pobreza, fome e desnutrição. Apesar dos progressos na produção agrícola e nos sistemas alimentares, ainda, há muitas pessoas em situação de vulnerabilidade, sendo que, mais de 2 milhões de indivíduos não têm acesso regular a uma alimentação suficientemente segura e nutritiva. Tendo em conta este novo cenário, da pandemia da COVID-19, houve agravo desta situação tornando, portanto, necessário tratar as desigualdades e incapacidades que afligem sistemas alimentares, economias e estruturas de assistência social.

Garantir acesso a alimentos seguros e nutritivos é uma parte essencial da resposta à COVID-19. Entretanto, algumas restrições devido à pandemia tornaram o acesso aos alimentos e aos rendimentos ainda mais difícil para as famílias vulneráveis, dado o aumento dos preços, diminuição da renda, na maioria dos países que já estavam em crise alimentar.  Diante disso, foram mobilizados esforços (FAO, agricultores, setor privado e público) para resposta rápida por meio de ações, desde de regimes de proteção até programas de apoio agrícola (FAO, 2020).

Segundo o relatório – Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no mundo (2019), observou-se que a desnutrição permaneceu ligeiramente abaixo dos 11% nos últimos três anos e que o número de pessoas que sofrem de fome continua a aumentar, embora lentamente, sendo que mais de 820 milhões de indivíduos no mundo passam fome, evidenciando o grande desafio de atingir a meta do fome zero até 2030. O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável, pretende alcançar a segurança alimentar e acabar com a fome; acabar com todas as formas de desnutrição, atendendo as necessidades nutricionais dos grupos mais vulneráveis e promover a agricultura sustentável.

De acordo com a FAO, não basta somente produzir mais alimentos, são necessários sistemas sustentáveis, acessíveis e saudáveis para todos. Recursos tecnológicos, ciência, e empresas podem auxiliar a transformar o modo de produzir e consumir os alimentos, visando o bem-estar das comunidades, economias e do planeta.

Para isso é preciso o engajamento de todos. Como refere o tema do Dia Mundial da Alimentação deste ano “Cultivar, Alimentar, Preservar. Juntos, todos devemos e podemos colaborar para a transformação dos sistemas alimentares, de forma sustentável e de modo a garantir acesso a alimentos mais nutritivos, contribuir para redução do desperdício, aproveitamento integral dos alimentos, promover a agricultura familiar e o comércio local.

Referências

Food and Agriculture Organization of the United Nations; International Fund for Agricultural Development; UNICEF; World Food Programme; World Health Orzanization. The State of Food Security and Nutrition in the World 2019: Safeguarding against economic slowdowns and downturns. Rome: FAO, 2019. Disponível em http://www.fao.org/3/ca5162en/ca5162en.pdf Acesso em 08 de outubro de 2020.

Plataforma Agenda 2030. A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Disponível em http://www.agenda2030.org.br/sobre/ Acesso em 08 de outubro de 2020.

Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Dia Mundial da Alimentação 2020. Disponível em:  http://www.fao.org/3/ca9893pt/CA9893PT.pdf  Acesso em 08 de outubro de 2020.

Gizelle Mota 

Nutricionista