60º aniversário Consumers International

 

“DEFESA DO CONSUMIDOR POR UM FUTURO MAIS JUSTO, SEGURO E SUSTENTÁVEL”

O movimento do consumidor cresceu de um grupo pioneiro de membros fundadores em 1960 para uma rede global incrivelmente diversificada e poderosa em 2020. Durante os últimos 60 anos, houve algumas vitórias colaborativas inspiradoras e momentos de impacto ; desde a obtenção de diretrizes sobre proteção ao consumidor adotadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1985 e a contribuição para a abolição de subsídios à exportação de produtos agrícolas em 2015, até a campanha bem-sucedida do G20 para desenvolver princípios internacionais sobre proteção financeira ao consumidor. Com mais de 200 organizações membros em mais de 100 países , continuamos a construir um poderoso movimento internacional para ajudar a proteger e capacitar os consumidores em todos os lugares.

Este importante marco é um momento para reconhecer e comemorar as conquistas extraordinárias do movimento do consumidor – mas também é uma oportunidade importante para olhar para o futuro e destacar o papel central dos consumidores e defensores do consumidor à medida que avançamos para 2030 .

2020 em si tem sido um ano incrivelmente desafiador até agora e exigiu liderança durante a crise , mostrando que um movimento unido, determinado e apaixonado é fundamental, com grupos de consumidores trabalhando em conjunto com os principais parceiros e líderes globais para impulsionar a mudança em direção a um ambiente mais seguro, mais justo e mais mundo sustentável.

Visão 2030

Pedimos aos líderes do consumidor de nosso Conselho, Conselho e membros selecionados de todo o mundo para compartilhar sua visão para o futuro e explorar o que a defesa do consumidor terá alcançado até 2030. Em todas as regiões, os três principais problemas que surgiram foram sustentabilidade, digitalização e inclusão.

1. Sustentabilidade

“ Esta década é o fator determinante em nosso desafio de sustentabilidade – é uma década de muitas transições, muitas oportunidades e muitas ameaças – e uma celebração da comunidade.”

Yasir Suliman, Secretário-Geral, Sociedade Sudanesa de Proteção ao Consumidor

Em 2050, o equivalente a quase três planetas poderá ser necessário para corresponder aos recursos naturais necessários para sustentar o estilo de vida atual. Em linha com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 da ONU, garantir padrões de produção e consumo sustentáveis ​​é o foco principal de nosso trabalho e uma das questões mais urgentes para nossos membros em todo o mundo. Na Holanda, México, Rússia e Suécia, os membros destacaram a importância de garantir que produtos e serviços sustentáveis ​​sejam disponibilizados e acessíveis para todos os consumidores, capacitando os indivíduos a contribuir para a proteção ambiental e tornando a sustentabilidade uma escolha fácil para os consumidores. Nossos membros em Ruanda e na Bélgica também enfatizaram o potencial das novas tecnologias (incluindo o uso de Inteligência Artificial, dados e Internet das Coisas) para conduzir uma transição verde – um ponto que é particularmente relevante para áreas-chave como alimentos, poluição por plásticos e energia,

2. Digitalização

“No futuro, a defesa do consumidor deve garantir maior proteção na economia digital, fortes estruturas regulatórias para proteger os consumidores, uma redução da lacuna digital  e autoproteção por meio da alfabetização digital.”

Marimuthu Nadason, presidente, Federação das Associações de Consumidores da Malásia (FOMCA)

Cerca de metade da população mundial acessa e usa a Internet. Embora esse número esteja aumentando, diferenças digitais substanciais persistem entre (e dentro) dos países, com quase 87 por cento das pessoas usando a Internet nos países desenvolvidos em 2019, em comparação com 47 por cento nos países em desenvolvimento. Agora, mais do que nunca, é crucial que todos os consumidores tenham acesso a uma conexão de internet acessível e eficiente, independentemente de idade, sexo, deficiência, status socioeconômico ou geografia. Isso foi especialmente destacado por membros no Peru, Índia e Malásia, com foco em eliminar a exclusão digital e garantir que os consumidores tenham acesso à educação digital para proteger seus próprios direitos e interesses. Globalmente, há um enorme potencial de digitalização para capacitar os consumidores e acelerar melhorias em uma série de áreas, incluindo saúde pública, meio ambiente e educação. Embora a pandemia COVID-19 represente um desafio significativo, os membros da Suécia, Nigéria, Fiji e Zimbábue se uniram na busca por padrões e regulamentos mais elevados de segurança e privacidade, fiscalização eficaz,

3. Inclusão

“ O que a defesa do consumidor terá alcançado até 2030 globalmente? Os consumidores em todos os países terão igual acesso a produtos e serviços essenciais, incluindo alimentos saudáveis, cuidados de saúde e medicamentos. O mesmo se aplica a serviços financeiros essenciais (contas correntes, hipotecas) e serviços digitais. ”

Sandra Molenaar, CEO, Consumentenbond (Holanda)

Com a expectativa de que a pobreza extrema global aumente em 2020 pela  primeira vez em mais de 20 anos , garantir o acesso às necessidades básicas como água, alimentos, eletricidade e saúde para todos os consumidores nunca foi tão importante. Este é um foco principal em todas as regiões, com os membros trabalhando para mitigar as duras realidades de um cenário global profundamente desigual por meio da proteção e capacitação de consumidores vulneráveis. Em Fiji, Índia e Peru, os membros destacaram especificamente a importância da educação como um direito básico, bem como o uso da defesa do consumidor como uma ferramenta para permitir o compartilhamento de conhecimento e a construção de capacidade em maior escala.

Nossa visão é um mundo onde as pessoas tenham acesso a bens e serviços seguros e sustentáveis, exercendo seus direitos individuais como consumidores e usando a força de seu poder coletivo para o bem dos consumidores em todos os lugares. Enquanto celebramos e refletimos juntos sobre as maiores conquistas do movimento do consumidor e como ele pode continuar a desempenhar um papel valioso no futuro, continuamos a trabalhar incansavelmente para:

Faça da sustentabilidade a escolha mais fácil para os consumidores

Construa um mundo digital que seja mais seguro, mais inclusivo e projetado em torno das necessidades da vida real dos consumidores

Buscar uma abordagem ambiciosa, flexível e orientada para a ação para construir parcerias

Liderar durante a crise com foco na proteção e capacitação dos consumidores.

Texto publicado: 

Site Consumers International