Cálculo do ICE – Índice de Consumo Essencial – Janeiro 2023

1. Introdução

A ADECO procedeu no mês de janeiro de 2023 ao cálculo do ICE – Índice de Consumo Essencial – na ilha de São Vicente, de acordo com a metodologia estabelecida pela associação e pelos parâmetros consagrados para a coleta de preços na ilha.

2. Coleta de Preços  

2.1 Alimentos

A coleta dos preços alimentares foi realizada nos dias 05 e 06 de dezembro, nos minimercados:

  1. Bento Lima;
  2. Fragata;
  3. VOOU.

2.2 Eletricidade

A tarifa de eletricidade usada foi a que estava em vigor no mês de janeiro e estabelecido pela ARME para a Electra. A tarifa usada estava em 29,47 esc/kWh

2.3 Água

A tarifa de água usada foi a que estava em vigor no mês de janeiro e estabelecido pela ARME para a Electra. A tarifa usada estava em 214,38 esc/m3.

2.4 Gás Butano

A tarifa de gás butano considerada foi a que estava em vigor no mês de janeiro e estabelecido pela ARME para a nível nacional. O custo da garrafa de 3 kg estava em 414 esc (IVA incluído).

2.5 Comunicação

Segundo os parâmetros de cálculo, um custo de 500 esc é o valor assumido para as despesas com comunicação.

2.5 Habitação

Segundo os parâmetros de cálculo, um custo de 5.000 esc é o valor assumido para as despesas com arrendamento de um T0 (tipo quarto com banheiro) para a realidade da ilha de São Vicente.

Os parâmetros usados são resumidos na seguinte tabela:

 

3. CÁLCULOS DOS ITENS E INDICADORES

Aplicando-se a fórmula de cálculo, resultou nos seguintes custos por item:

Assim, o cálculo de todos os indicadores e métricas para o mês de setembro em São Vicente é resumida na seguinte tabela:

Observação:

ICE – Consumo Essencial de todos os 6 componentes em um mês.

ICEa – Consumo Essencial com alimentação em um mês.

DSMp – Défice do Salário Mínimo do setor Público para atender o ICE.

DSMe – Défice do Salário Mínimo do setor Privado para atender o ICE.

4. COMPARAÇÃO DOS INDICADORES

Em janeiro de 2023, o preço dos itens que compõe a cesta básica do ICE, em São Vicente apresentou uma ligeira queda de -1,1% em relação a dezembro.

A diminuição do custo do ICE, deve-se principalmente à diminuição do preço do gás butano (-7.8%), da eletricidade (- 0.21%), e dos produtos alimentares que registaram uma redução (-1.5%), mas que ainda assim, continua a pesar e cada vez mais nos bolsos dos mais pobres.

O salário mínimo aumentou para 14.000 esc, contudo um adulto saudável com este rendimento continua a gastar mais de 90% deste valor com alimentação.  Uma situação preocupante, pois, são produtos essenciais e que impactam de forma relevante as camadas mais pobres da população.

Em 10 meses (desde abril 2022) de monitorização do ICE, este sofreu um aumento de 13.2% e os alimentos refletidos no ICEa aumentou 26.3%. Indicando que há uma tendência inflacionista e de aumento de preços, pelo que, diante desses dados a ADECO alerta os consumidores para estarem preparados para os aumentos anunciados em 2023.