Ação de Sensibilização sobre a “Carta dos Direitos e Deveres dos Doentes”para capacitar os profissionais da saúde e consumidores da ilha de São Vicente.

 

 

Todo o cidadão sob cuidados médicos têm direitos que precisam ser respeitados pelos profissionais de saúde, tanto em serviços de saúde públicos quanto privados, que lhe garantem mais qualidade no atendimento. Neste contexto, a ADECO realizou no passado dia 28 de abril uma ação de sensibilização sobre a “Carta dos Direitos e Deveres dos Doentes” para capacitar os profissionais da saúde e consumidores da ilha de São Vicente. O objetivo do encontro foi promover uma cultura de cuidados de saúde centrados no paciente, contribuindo para a prevenção de violações de direitos dos doentes, visando aprimorar o atendimento ao paciente.

O evento teve lugar no Anfiteatro do Hospital Dr. Baptista de Sousa, foi ministrado pela Presidente do Conselho da Direção da ADECO, Eva Marques e contou com a participação de vários profissionais da instituição, entre eles a Diretora do hospital, Dra. Ana Brito, o diretor clínico, Dr. Paulo Almeida e a administradora, Dra. Laurinda Brito, bem como associados da ADECO, o representante dos consumidores no Conselho Municipal de Saúde, Sr. Domingos Lopes e a comunicação social.

A PCD da ADECO fez uma apresentação detalhada dos Direitos e Deveres presentes na Carta dos Direitos e Deveres dos Doentes, uma iniciativa da ADECO, financiada pela União Europeia, adotada pelo Conselho Nacional de Saúde, em 2011. Na ocasião explicou que o incumprimento dos deveres por parte de alguns profissionais da saúde existe devido à falta de implementação da lei, que deve ser feita pelas agências reguladoras e instituições a cargo. Esclareceu várias dúvidas dos presentes, apelando sempre pela necessidade de serviços centrados no paciente tornar-se um hino, ou lema dos profissionais de saúde.

A Diretora do hospital Ana Brito encerrou o evento, agradecendo a iniciativa da ADECO e destacou a pertinência da ação. No seu discurso afirmou que é necessário atualizar e refrescar a questão dos direitos das pacientes, pois existem fatores e problemas a nível nacional, que misturados com as atitudes dos pacientes atrapalham a atuação dos profissionais de saúde. Ana Brito acredita ainda ser necessário também os utentes conhecerem os seus deveres e salientou que não é fácil o dia-a-dia de ambos lados, e há que saber gerir para encontrar uma harmonização, porque o que interessa é colocar o doente no centro.

ADECO agradece a colaboração, a parceria e o envolvimento da HBS, que abraçou de imediato a ideia e informa que está disponível para realizar ações do género com outras instituições, na medida das suas possibilidades. 

Assista a notícia completa ⬇