COMUNICADO DE IMPRENSA – Dia Mundial dos Direitos do Consumidor 2021

 

Dia Mundial Direitos Do Consumidor

Lema: “Combatendo a poluição por plástico”

Neste Dia Mundial dos Direitos do Consumidor (15 de março de 2021), as organizações de consumidores em todo o mundo estão a pedir uma mudança global para combater a poluição por plástico.

A Consumers International, organização que reúne associações e grupos de consumidores em todo o mundo, coordena a celebração do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor todos os anos, para promover os direitos e legítimos interesses dos consumidores. Em 2021, destaca o papel dos consumidores e o movimento de defesa do consumidor no combate à poluição por plástico e demonstrar que os consumidores em todos os lugares exigem mudanças para o nosso meio ambiente e nossa saúde.

O plástico pode ser um material altamente útil no dia-a-dia, mas o consumo e produção de plásticos, especialmente o plástico de uso único, tornou-se insustentável – levando a uma crise global de poluição do plástico, afetando nossos ecossistemas e nossa saúde. Durante a pandemia global da COVID-19 continuamos a ver os efeitos da poluição por plásticos, com um aumento do uso de produtos descartáveis, incluindo máscaras faciais de plástico, luvas e embalagens de alimentos.

Os consumidores estão cada vez mais preocupados com a poluição por plástico e já estão agindo. Um estudo global realizado em 2019 mostrou que os consumidores estão preocupados com os resíduos de plástico (72% usam sacos reutilizáveis ao fazer compras e 62% usam garrafas reutilizáveis) – e apesar do aumento do uso de plástico descartável durante a pandemia, 55% dos consumidores globalmente, agora estão mais preocupados com o meio ambiente como resultado da COVID-19 e quase 74% dos consumidores (na Europa, Estados Unidos e Sul América) estão dispostos a gastar mais em embalagens sustentáveis.

 

 

A mudança sistémica do mercado é necessária em todos os níveis (governos, empresas e definidores de padrões) para combater a poluição por plástico e tornar o consumo sustentável uma escolha fácil para os consumidores. Para atingir o impacto na escala necessária, precisamos que as opções insustentáveis não sejam escolhas mais viáveis, disponibilizando alternativas mais sustentáveis, acessíveis e económicas, construindo uma infraestrutura de reciclagem eficaz e garantindo que os consumidores tenham as informações de que precisam para fazer escolhas informadas, estas são apenas algumas formas de alcançar os objetivos pretendidos.

A campanha do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor de 2021 terá como foco os 7Rs: Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Reparar e Responsabilizar. Vamos mostrar como os consumidores em todos os lugares estão agindo em cada um dos 7Rs e exigindo que o governo e as empresas os apoiem nesta missão.

Os consumidores podem repensar seus hábitos de consumo para minimizar o uso de plástico; recusar plástico desnecessário, sempre que possível e exigir mais alternativas sustentáveis de empresas e governos; reduzir a quantidade de plástico que compram e descartam; estender a vida útil dos produtos plásticos reutilizando-os; eliminar os resíduos de plástico de forma adequada, seguindo as diretrizes locais de reciclagem; reparar bens e aparelhos quando possível e substituindo os produtos de plástico ou embalagens por alternativas mais sustentáveis.

 

Atividades da ADECO

Enquadrado na referida campanha a ADECO está a promover diversas atividades para comemorar o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor 2021 e “Março mês do consumidor”, sob o lema mundial “Combatendo a poluição por plástico” com foco nos 7Rs do consumo sustentável.

  • Criação da rubrica “Diário de uma Consumidora Sustentável”, para promover os 7 Rs do consumo sustentável   e dar dicas de gestos simples de como podemos colocar os 7Rs em prática;
  • Reunião online com a Câmara Municipal do Sal onde analisou-se a possibilidade da Câmara ceder um espaço para instalação da delegação da ADECO na ilha, realizar atividades em parceria, entre outros pontos;
  • Realização de duas ações de sensibilização, na ilha do Sal: uma no centro “Nôs Casa do ICCA” em Santa Maria e outra no Centro Comunitário Chã de Matias nos Espargos – foi apresentada às crianças do centro e da associação, o conto “No olhar das crianças” e como praticar os 7Rs do consumo sustentável no dia-a-dia com simples gestos e uma exposição de cartazes sobre os 7Rs. Prevê-se a realização de mais atividades de sensibilização na ilha, durante todo o mês de março;
  • Assinatura de Protocolo de Cooperação Institucional entre a ADECO e o Provedor da Justiça de Cabo Verde;
  • Participação da ADECO no Webinar “Consumir em Tempo de Pandemia: Entre Desperdício e Sustentabilidade”, promovida pela Agência Reguladora Multissectorial da Economia (ARME);
  • Produção e divulgação de vídeo educativo para crianças, baseado no conto infantil “No olhar das Crianças”, livro criado pela Associação Espaço Gota D’Arte – O conto tem o objetivo de proporcionar às crianças uma maior consciência sobre a poluição do planeta e como podemos cuidar e proteger o nosso planeta, praticando os 7 Rs do consumo sustentável.
  • Produção e divulgação de vídeo de uma peça de dança intitulada “Suspiro”. A peça tem o intuito de sensibilizar as pessoas a sentirem a dor que os animais sentem após enredarem no plástico descartado no ambiente, e na tentativa de se libertarem acabam por morrer. O objetivo é levar as pessoas a repensarem as suas atitudes, reduzirem o consumo excessivo do plástico e o seu descarte no meio ambiente.

Os vídeos estarão disponíveis na página do Facebook, no canal do youtube e no site adeco.cv.  Os vídeos serão disponibilizados para escolas e universidades projetarem nas salas de aulas e desta forma levar esta mensagem de proteção do ambiente e consumo sustentável à comunidade estudantil

Até ao final do mês de março, estão planeadas, várias outras atividades de sensibilização nas ilhas do Sal, Santiago e São Vicente.

 

Notas para editores

Sobre a organização membro

  • A Associação para Defesa do Consumidor, ADECO, é uma Associação nacional de intervenção cívica e solidariedade social na defesa dos direitos dos consumidores. Não prossegue fins lucrativos, religiosos ou políticos.
  • Tem como missão a defesa dos direitos e legítimos interesses dos consumidores em geral e em particular dos seus associados e das camadas mais desfavorecidas. Promove a cidadania ativa, o consumo sustentável e a preservação do ambiente.

Sobre a Consumers International

  • A Consumers International é a organização de associações e grupos de consumidores em todo o mundo.
  • Reúne mais de 200 organizações membros em mais de 100 países para capacitar e defender os direitos dos consumidores em todos os lugares. É a voz dos consumidores em fóruns internacionais de formulação de políticas e no mercado global para garantir que sejam tratados com segurança, justiça e honestidade.
  • O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor é comemorado anualmente em 15 de março desde 1983. Ocorre no aniversário do discurso do Presidente John F. Kennedy, no Congresso dos EUA em 15 de março de 1962, no qual ele abordou formalmente a questão dos direitos do consumidor.

 

Para saber mais sobre o DMDC 2021, o lema “Combatendo a Poluição por Plástico” e as atividades realizadas em cada país, visite a página da Consumers International ou siga a hashtag #SustainableConsumer no Twitter e no Facebook.

Para mais informações sobre as atividades realizadas pela ADECO para o DMDC 2021 visite: www.facebook.com/ADECO.CaboVerde/ www.adeco.cv ou envie e-mail: adeco.catelinesilva@gmail.com