Dia Mundial dos Consumidores: plásticos, alimentos e saúde. Qual a relação?

 

Plásticos, alimentos e saúde. Qual a relação?

A 15 de março comemora-se o dia mundial dos Direitos do Consumidor. Este ano aborda o tema – Combatendo a poluição por plástico. Tendo em conta a importância do tema e o impacto que os plásticos têm no ambiente, cabe também falarmos um pouco, sobre um assunto que muitos desconhecem, que é a relação existente entre plástico e Saúde. E o consumidor deve estar a perguntar, “como assim”?

Você sabia que os plásticos têm algumas substâncias químicas que possivelmente podem contaminar os alimentos e as bebidas que consumimos?

Sabe-se que as embalagens são necessárias para guardar, distribuir, carregar a maior parte dos produtos, e isso tem sido muito impulsionado pelo cenário atual (consumo cada vez maior, sobretudo de alimentos industrializados), e os plásticos acabaram tendo grande destaque na obtenção de soluções rápidas e com baixo custo, mas por outro lado geram vários problemas, especialmente ambientais. Além disso, o uso generalizado do plástico favorece o contato constante do corpo humano com as substâncias utilizadas na sua produção, principalmente por meio das embalagens alimentícias (tanto embalagens de plásticos, como as latas que tem revestimento de plástico) e dos utensílios de plásticos utilizados na cozinha (como tigelas e potes, copos, pratos, talheres de plásticos ou descartáveis, garrafas plásticas, etc.). Alguns plásticos podem conter substâncias químicas como ftalatos e o Bisfenol A (BPA), que é tóxica e muito instável a altas ou baixas temperaturas, ou seja, pode ser liberado do plástico sempre que é aquecido ou congelado. Há evidências de que os ftalatos e o BPA estão relacionados a desordens em diversos sistemas, como, cardiovascular, urinário, endócrino, reprodutor, no metabolismo de vitaminas e minerais, ação no código genético, câncer, mal de parkison, Alzheimer, enfim podem trazer prejuízos a saúde (lembrando que esses efeitos é pelo uso continuo e não esporádico).

Portanto, darei algumas dicas, que podem ser uma forma de diminuir o uso de plásticos, contribuir para um planeta com menos poluição e ao mesmo tempo cuidar da saúde.

  • Evite:
    • Aquecer os alimentos no microondas em utensílios de plásticos
    • Congelar os alimentos em potes de plástico;
    • Reutilizar ou usar embalagens/bolsas(coloridas)/ recipientes de plásticos para guardar alimentos, principalmente alimentos gordurosos, ácidos ou açucarados;
    • Colocar alimentos quentes em utensílios de plástico, como por exemplo café ou chá em copos descartáveis.

 

  • No trabalho pode-se substituir os copos descartáveis por uma caneca de vidro ou porcelana;

 

  • Fique atento e olhe sempre os rótulos das embalagens e utensílios plásticos, pois contém um número, padrão internacional, que ajuda a identificar o tipo de material e facilita sua a escolha. Opte pelos considerados mais seguros e por aqueles que tem o selo de “livre de BPA”. No entanto tenha cautela em relação ao seu uso (de não aquecer ou congelar). O ideal é utilizar recipientes de vidro;

 

  • Reduza/evite o consumo de alimentos industrializados e limite o uso de utensílios plásticos, película aderente e de garrafas plásticas.

 

Bibliografia consultada:

  1. G. d. Azeredo, V. L. Gass, J. F. B. Milanez, & A. C. Pizzato, Evidências em relação aos riscos à saúde pelo uso do plástico em embalagens alimentícias, Ciência & Saúde, vol. 10, no. 3, pp. 184–191, 2017.

Fialho, M.L. et al. A presença de Bisfenol A em embalagens de alimentos comestíveis e os possíveis danos á saúde humana. 2018.

Gizelle Mota