ERIS emite circulares e proíbe circulação de produtos cosméticos com substâncias proibidas

A Entidade Reguladora Independente da Saúde – ERIS emitiu 5 circulares informativas no passado dia 30 de dezembro, onde proibiu a circulação no mercado nacional de produtos cosméticos com as substâncias proibidas ZYNC PYRI_THIONE e HYDROXY_I_SOHEXYL 3-CYCLO_HEXENE CARBO_XAL_DEH_YDE. 

De acordo com informações divulgadas, está proibida a colocação ou disponibilização no mercado de lotes de produtos como o “Champô My Label Anticaspa”, o “Gel de barbear AVÈNE Men”, e a “Espuma de barbear AVÈNE Men” com a substância Zync Pyrithione na sua composição.

Assim como também foram proibidos os lotes dos cosméticos do “Leite hidratante corporal DUCRAY Ictyane” e do “Creme hidratante para rosto e corpo DUCRAY Ictyane” com a presença de Hydroxyisohexyl 3-Cyclohexene Carboxaldehyde. Segundo esclarecido em conversa telefônica com a Técnica da Direção de Regulação Farmacêutica da ERIS, Mara Ramos, as referidas substâncias: – Hidroxiisohexil 3-Ciclohexeno Carboxaldeído é uma fragrância utilizada para dar cheiro em cosméticos, que por acumulação de uso pode provocar reações alérgicas de contacto na pele; – E no caso da Piritiona de Zinco utilizado em produtos anticaspa ou descamação, estudos internacionais apontaram ser um potencial CMR- Carcingenico, Mutagénico Reprotóxico.

Pelo que por precaução foram adicionados a lista de Substâncias Proibidas do Regulamento Europeu sobre os produtos cosméticos, não seguros para o uso do consumidor.