“O Consumo Consciente e Responsável.”

 

Definitivamente está-se na era do consumo de massa. E o consumidor é constantemente aliciado a adquirir novos produtos e serviços. O consumismo (consumo exagerado de bens e produtos supérfluos) é uma realidade, cujo custo ambiental, por vezes, passa despercebido, é subvalorizado ou oculto. Na verdade, todas as fases do ciclo de vida dos produtos que entram nos nossos lares, afetarão de uma forma ou de outra o ambiente.

Desde a fase de produção (recurso a matérias-primas, água, energia, produtos químicos) até à fase do descarte do produto (resíduos vulgarmente chamado de lixo), os impactos ambientais negativos causados podem ser bastante diversificados e difíceis de serem mensurados. O estilo de vida atual proporciona a criação de cada vez mais resíduos, mas não é só a quantidade dos mesmos que deve ser objeto de preocupação, a qualidade também. A toxicidade dos resíduos produzidos vai evoluindo com o tempo e comas “novas exigências” das sociedades. Vão-se descobrindo novos químicos, novas moléculas, cuja combinação de substâncias/ combustão geram impactos ambientais, por vezes, até desconhecidos. O que quer dizer que cada vez as sociedades produzem mais resíduos e de maior perigosidade. Se o ambiente possui alguma dificuldade em lidar com os resíduos orgânicos (de origem biológica, restos de verduras, cascas de frutas, legumes) com os inorgânicos (resultantes da produção industrial: papel, vidro, plástico). Não sabe o que fazer com eles. Uma vez descartados, precisarão de intervenção humana para se desenvencilhar deles, pois sozinhos não desaparecem.

E o processo de recolha, gestão e tratamento para além de acarretar elevados custos financeiros, agrega efeitos ambientais negativos, merecedores de atenção e monitorização constantes. Sendo assim, a postura ambientalmente inteligente é apostar fortemente na prevenção de resíduos. Passará pela sua redução, reutilização e reciclagem. E atenção que se o produtor (indústrias) possuem responsabilidades na matéria, o consumidor também tem uma palavra a dizer.

As opções que cada um de nós faz no ato do consumo são determinantes na redução da pegada ecológica. Um consumidor responsável é todo aquele que: evita o consumo de produtos supérfluos, comprando apenas o que realmente precisa; adquire produtos com menos embalagens e menos produtos ambientalmente perigosos; opta por produtos de qualidade (podem ser ligeiramente mais caros mas com o tempo compensa o investimento por terem maior durabilidade); adquire, sempre que possível, produtos locais; opta por produtos reutilizáveis e/ou recicláveis; prioriza em reparar os produtos/equipamentos. As atitudes humanas são determinantes para a proteção e conservação do planeta.

O consumo responsável, mais do que uma escolha individual, constitui uma forma de cidadania ambiental, um modo de vida, uma via diferente que faz ambientalmente, toda a diferença.

 Antónia Mosso-Membro do Conselho de Direção da ADECO