Outubro Rosa: estilo de vida saudável como prevenção do cancro

 

Todos os anos, no mês de outubro, ouvimos falar sobre o Outubro Rosa, mas você sabe o que é Outubro Rosa?

Trata-se de uma campanha anual que é realizada mundialmente no mês de outubro, com o propósito de alertar a população sobre o diagnóstico precoce do cancro de mama. Essa mobilização também tem por objetivo divulgar informações sobre a prevenção e ressaltar a importância de olhar com atenção para a saúde, além de estimular a luta por direitos como o atendimento médico e suporte emocional, garantindo assim um tratamento de qualidade. Durante o mês de outubro, várias instituições abordam este tema de forma a encorajar as mulheres a realizarem seus exames, tendo em conta que nos estágios iniciais a doença é assintomática e quanto mais cedo for diagnosticado maior é a probabilidade de cura, sobrevida e qualidade de vida do paciente.

19 de outubro, é considerado o Dia Mundial do Combate ao Cancro de Mama. O cancro de mama afeta 2,1 milhões de mulheres todos os anos e é responsável pelo maior número de mortes relacionadas à doença, entre mulheres.

Por isso que é tão importante a consciencialização da população sobre a importância da prevenção, realização dos exames preventivos, os cuidados e tratamentos.

Faça o autoexame, procure seu médico a qualquer sinal de alteração da mama. A sua saúde é o mais importante.

Você conhece fatores de riscos para o cancro de mama?

O cancro de mama não tem uma causa única, diversos fatores estão relacionados ao aumento do risco de desenvolver a doença, tais como:

  • Histórico familiar de cancro de mama (fatores genéticos/hereditários);
  • Alimentação e peso;
  • Tabagismo;
  • Consumo de bebida alcoólica;
  • Exposição a radiações ionizantes;
  • Fatores hormonais: primeira menstruação em idade precoce (menor que 12 anos); idade tardia da primeira gravidez; menopausa tardia, não ter filhos, etc;
  • Idade: a partir dos 50 anos de idade, têm maior risco de desenvolver cancro de mama devido ao acúmulo de exposições ao longo da vida e as próprias alterações biológicas com o envelhecimento aumentam, de modo geral, esse risco;
  • Sexo: maior incidência no sexo feminino

Como prevenir?

A prevenção do cancro engloba ações realizadas para reduzir os riscos de ter a doença. E para isso, um estilo de vida saudável é essencial.

Mas o que é estilo de vida saudável?

Portanto, um estilo de vida saudável inclui a saúde preventiva, boa nutrição e controle do peso, exercícios regulares, evitar substâncias nocivas ao organismo, etc.

Dicas:

Como sabe-se, o cancro de mama é uma doença que pode ser prevenida e a alimentação tem uma expressiva participação nisso.

Alimentação saudável protege contra o cancro.
Aumente o seu consumo de frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas. O consumo regular de frutas, legumes e verduras (FLV) é apontado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um importante fator de proteção e de prevenção das doenças. Estudos têm evidenciado esta importante associação entre o consumo adequado desses alimentos e o menor risco de mortalidade por algumas doenças, dentre as quais o cancro.

Diminua o consumo de alimentos ultra processados

Ultra processados é uma categoria de alimentos ricos em gorduras, sódio e açúcares, como os alimentos prontos para consumo (os industrializados), bebidas adoçadas, produtos ricos em açucares (doces, bolachas recheadas, bolos, rebuçados, etc), outros alimentos ricos em gorduras (como fiambre, chouriço, salsicha, linguiça, bacon, salame, mortadela, peito de peru e blanquet, etc), que contribuem para o excesso de peso que e que por sua vez, aumenta a chance de desenvolver pelo menos 12 tipos de cancro. As evidências mostram que quanto mais alimentos desse tipo forem consumidos maior pode ser o risco de cancro.

Controle o peso

Mantenha o peso corporal adequado ao longo da vida. Esta é uma das formas importantes de se proteger contra o cancro, e uma alimentação saudável favorece a manutenção do peso saudável. Porque o excesso de gordura corporal provoca alterações hormonais e um estado inflamatório crônico que pode contribuir para o surgimento do cancro.

Amamente

O aleitamento materno é a primeira ação de alimentação saudável. O aleitamento exclusivo até os seis meses e complementar até os dois anos ou mais protege as mães contra o cancro de mama e as crianças contra a obesidade infantil.

Limite ou evite o consumo de bebidas alcoólicas

Pois, o consumo de álcool contribui para o risco de desenvolver cancro. E quando associado ao tabagismo aumenta a possibilidade do surgimento da doença.

Não fume

Faça exercícios

A atividade física também contribui para se proteger contra o cancro, além de contribuir para a manutenção do peso corporal saudável. Você pode, por exemplo, caminhar, dançar, trocar o elevador pelas escadas, levar o cachorro para passear, cuidar da casa ou do jardim, deslocar a pé ao trabalho, andar de bicicleta ou buscar modalidades como a corrida de rua, ginástica, musculação, entre outras. Experimente, e escolha a modalidade que você goste, aproveite e busque fazer dessas atividades um momento prazeroso e divertido.

Evite a exposição a radiação

 

Referências

Ministério da Saúde, Brasil. Instituto Nacional de Câncer – INCA. Disponível em:

https://www.inca.gov.br/controle-do-cancer-de-mama/fatores derisco#:~:text=O%20c%C3%A2ncer%20de%20mama

%20n%C3%A3o,e%20fatores%20gen%C3%A9ticos%2Fheredit%C3%A1rios%201.

Sousa BB et al. 2019. Consumo de frutas, legumes e verduras e associação com hábitos de vida e estado nutricional: um estudo prospectivo em uma coorte de idosos. Disponível em:https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232019000401463

Gizelle Mota: Nutricionista