Projeto Eficiência Energética em Edifícios e Equipamentos
No âmbito da Socialização do Sistema Nacional de Etiquetagem e Requisitos dos Equipamentos Elétricos , a ADECO foi convidada a participar de uma formação destinada aos actores diretos no Sistema Nacional de Etiquetagem e Requisitos dos Equipamentos Elétricos. A formação que aconteceu na cidade da Praia, iniciou com com uma sessão Magna, que contou com a presença do Diretor Nacional de Indústria, Comércio e Energia, Eng. Rito Évora.
No discurso de abertura da sessão o Diretor frisou que o objetivo do programa é promover essencialmente a consciencialização dos cidadãos e levá-los a fazer escolhas eficientes e amigas do ambiente, alertou que estes devem ter em mente que o investimento feito inicialmente só tem um retorno “visível” após 1 ano.
A formação decorrerá de 01 a 08 de outubro de 2019, tendo como objetivo esclarecer os impatos da implementação deste programa (SNEREE) e os novos regulamentos de eficiência energética a ser adotado a partir de 1 de janeiro de 2020. E ainda informar sobre as diferentes responsabilidades das várias entidades intervenientes no processo da cadeia de valor dos equipamentos desde da importação até a distribuição e comercialização.
Participaram da formação várias instituições do sector de Indústria e comércio, nomeadamente Fabricantes e Fornecedores de Equipamentos Eléctricos, Importadores, Distribuidores e Comerciantes, Direção das Alfândegas, Instituto Nacional da Qualidade e Propriedade Intelectual (IGQPI), Inspeção-Geral das Atividades Económicas (IGAE), o Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial (CERMI), Associação Defesa dos Consumidores (ADECO) e as Direções de Serviços de Comércio e Indústria.