ADECO LANÇA ÍNDICE DE CONSUMO ESSENCIAL

A ADECO –  Associação para a Defesa do Consumidor, tem como missão defender os legítimos interesses dos consumidores e promover o empoderamento dos mesmos através da informação e formação aos consumidores, daí resultando em cidadãos mais conscientes e atuantes na defesa dos seus legítimos direitos.

Outrossim, a atuação da ADECO pauta-se pela solidariedade e proteção dos mais desfavorecidos, social e economicamente, dado as características da sociedade cabo-verdiana, marcada por ser muito desigual, de fraco rendimento salarial e com uma franja muito grande de indivíduos pobres e muito pobres. Neste contexto, o seguimento da qualidade dos bens e serviços disponíveis bem como do custo dos mesmos à vida das pessoas torna-se fundamental para guiar uma atuação relevante da ADECO na proteção dos consumidores, principalmente dos indivíduos e famílias mais desfavorecidos.

Relativamente à evolução de preços de bens e serviços, o país dispõe de indicadores estatísticos, como o Índice de Preços do Consumidor (IPC) ou taxas de inflação, no qual a ADECO pode se apoiar para a tomada de posição nas diversas matérias. Contudo, são indicadores que ao comum dos consumidores não despertam muito interesse e atenção e nem expressam de forma objetiva, a real situação do custo de vida dos cidadãos mais desfavorecidos ou vulneráveis.

Assim, faz falta à ADECO uma ferramenta que lhe permita comunicar e informar os consumidores de forma aberta e compreensível sobre matérias que retratem a evolução de preços de bens e serviços mais básicos ao consumidor e cidadão.

ADECO lança HOJE, 26 de julho, o Índice de Consumo Essencial — assista à transmissão ao vivo na nossa página no Facebook ou via plataforma zoom.
Para mais informações acesse o documento abaixo:
Metodologia de Calculo ICE- ADECO