Dia Mundial dos Direitos do Consumidor 2022
15 de março de 2022, celebrou-se o DMDC sob o lema “Serviços Digitais Financeiros Justos”
ADECO promoveu diversas ações, com resultados muito positivos em benefício da campanha “Serviços Financeiros Digitais Justos” e dos direitos dos consumidores.
- A ADECO criou o Gabinete de Orientação Financeira – para reforçar a informação e as competências financeiras dos seus associados, aconselhar e orientar para que possam tomar decisões financeiras mais conscientes.
Na ilha do Sal
- Foram realizadas duas palestras sobre Direitos do Consumidor Turista, uma em paceira com a Câmara Municipal do Sal e a Câmara do Turismo de CV e outra com a ASA-Aeroportos e Segurança Aérea. As ações tiveram como objetivo sensibilizar e fomentar o conhecimento e o respeito pelos direitos do consumidor passageiro, visando aperfeiçoar as relações de consumo entre os prestadores de serviços e os consumidores turistas.
- A ADECO promoveu ainda uma “Conversa Aberta sobre: os Direitos e Deveres do Consumidor”, para um grupo de costureiras do projeto Rede Social Africa 70. Visando instruir, orientar e empoderar as mulheres consumidoras chefes de família, sobre os seus direitos fundamentais.
- Ainda no Sal realizou uma outra ação de sensibilização sobre “Direitos e Deveres dos Consumidores” e “Serviços Financeiros Digitais Justos”, mas desta vez para alunos do 11° e 12° ano do Complexo Educativo Manuel António Martins. Os alunos teatralizaram cenas de um processo de compras online, demonstrando muito conhecimento sobre o tema e que estão conscientes dos seus direitos e deveres enquanto consumidores.
Na ilha de Santiago
- ADECO promoveu uma palestra sobre “Serviços Financeiros Digitais Justos” para alunos do 10º ano do Liceu Regina Duarte. O propósito foi informar aos alunos o que é ADECO, e tirar duvidas de como utilizar o Livro de Reclamações, das vantagens e dos riscos dos Serviços Financeiros Digitais.
- Mais de 30 guardas municipais da Câmara Municipal da Praia participaram numa outra ação de sensibilização, sobre “Direitos e Deveres dos Consumidores. Uma iniciativa da ADECO para inteirar-se das atuações dos fiscais na área do consumo e sensibilizar para a importância da proteção dos direitos dos consumidores.
Na ilha da Boavista
- Realizou-se uma aula para os seus alunos do 7º ano, da Escola de Rabil, sobre os “Direitos e deveres do consumidor mirim”. A aula objetivou aprofundar a temática, despertando nas crianças, o interesse pelos direitos e deveres do consumidor, possibilitando a formação de consumidores mirins mais conscientes.
Em Santo Antão
- No âmbito do protocolo de parceria entre a Câmara Municipal do Porto Novo e a ADECO, foram realizadas duas ações de sensibilização sobre como “Gerir bem o seu dinheiro para melhor consumidor” para os funcionários da câmara, peixeiras e pescadores do município. As ações tiveram como objetivo fornecer aos participantes ferramentas para fazerem uso mais eficiente dos seus rendimentos, com dicas de poupança e investimentos.
ADECO também promoveu encontros com autoridades:
- A PDC, Eva Marques reuniu-se com o Governador do BCV, Óscar Santos, com quem discutiu a falta do Livro de Reclamação nos bancos, o tempo de espera nas filas, a demora na resposta do banco às reclamações dos consumidores, e lançou a ideia da criação do Livro de Reclamação Digital. O Governador mostrou abertura às questões apresentadas e incentivou a ADECO a apresentar ao BCV uma proposta de protocolo de parceria.
- A Presidente da ADECO também fez uma visita de cortesia à nova Embaixadora da União Europeia em Cabo Verde, Carla Grijó. O encontro serviu para apresentar a ADECO, a sua história, os desafios enfrentados e o trabalho realizado em prol dos direitos do consumidor no país. Falou-se dos projetos financiados pela UE, da relação de parceria, e perspetivar formas de colaboração entre as instituições.
ADECO também foi convidada a participar em atividades promovidas por outras instituições:
- A convite da Agência Reguladora Multissectorial da Economia-ARME, a PCD, Eva Marques, participou na sessão de abertura da Conversa Aberta sobre: Segurança Digital nas Transações Financeiras”, onde proferiu uma comunicação sobre a importância do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, e lançou o apelo para a mudança de mentalidade das instituições, centradas no consumidor.
- E a convite do Banco de Cabo Verde, a PCD foi uma das oradoras, na Conferência, sobre os “Serviços financeiros digitais justos e seguros” apresentando o tema “Acesso simplificado aos serviços digitais financeiros: A justa inclusão dos Consumidores”, visando sensibilizar as autoridades e reguladoras para a simplificação do sector, como forma de garantir serviços financeiros digitais justos para todos, pedir que as instituições centrem as suas atividades e ações no consumidor, e exigir a obrigatoriedade do Livro de Reclamações nos estabelecimentos comerciais.
A nível internacional
- A ADECO participou no Webinar: Sustentabilidade: consumo e cidadania” da CONSUMARE para discutir o papel do cidadão, consumidor, no desenvolvimento da sustentabilidade. A ADECO representada por um técnico da Entidade Reguladora Independente da Saúde-ERIS, foi uma das oradoras do evento, apresentando a entidade que contribui para a proteção da saúde pública em CV.
Com a realização de todas essas atividades alusivas a março mês do consumidor, a ADECO alcançou de forma direta mais de 450 consumidores, que estão agora mais sensibilizados e informados sobre os serviços financeiros digitais e instruídos sobre os seus direitos fundamentais.